terça-feira, 11 de março de 2014

Por que o mar é salgado?






Para início de conversa, o cloreto de sódio (o nome químico do popular sal de cozinha), não é a única substância dissolvida nos oceanos, existem outros minerais que participam do “tempero” da água. No mar também há cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio, entre outros. O sabor salgado do cloreto de sódio acabou predominando porque a substância é, de longe, bem mais abundante que as outras.
O que muita gente não sabe é que na verdade o sal existente no mar sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos. Mas para entender direito como isso funciona, é preciso entender algumas curiosidades do ciclo da água: No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos. Com os rios, a proporção é diferente: eles recebem mais água do que perdem, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar.
Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons de cloro e de sódio. Esses íons se soltam das rochas nos leitos dos rios e se unem formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar.

Bom, aí como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai se acumulando nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje em dia.

2 comentários:

  1. Que interessante. o texto é bem explicativo! Como é bom vir aqui Su!! beijo amiga

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostas de vir aqui. Bjs minha querida Vivi.

    ResponderExcluir