segunda-feira, 11 de março de 2013

É verdade que o sal derrete as lesmas?




SIM, é verdade! Parece coisa de desenho animado, mas o cloreto de sódio (sal de cozinha) tem uma propriedade chamada higroscópica. Mas o que é isso? Higroscopia é a propriedade de absorver água, ou seja, o sal pode “atrair” água.
Só para esclarecer, o que chamamos de lesmas, na verdade são moluscos terrestres, os gastrópodes, e eles podem ter aquela conchinha torcida bem visível (caracol), ou pode tê-la tão pequena que só percebemos o corpinho molinho e mucoso (meio nojento). As lesmas não têm o corpo protegido por pele estratificada como a nossa, elas possuem apenas com uma fina camada unicelular, que absorve rapidamente o sal, desidratando-se e dando a impressão de estar “derretendo”.
Quando colocamos sal na boca, acontece tudo diferente, o sal rapidamente derrete e nossas células o absorvem. A diferença é que a quantidade de sal que largamos no corpo da lesma é muito maior do que a encontrada no seu organismo, causando o seu “derretimento” através da osmose. Ou seja, toda a água que existe no organismo da lesma é “puxado” pelo sal, através da higroscopia, causando a sua morte.
 

3 comentários:

  1. Ah almada, nesses dois meses que morei na casa de minha mãe, matei várias lesmas com sal...mas nada como ler sua explicação para entender mais ainda sobre isso.

    Super interessante!

    Beijos mil almada.

    ResponderExcluir
  2. coitadas!! nada de sal nesses bichinhos morosos hein...

    ResponderExcluir