quarta-feira, 20 de março de 2013

A baunilha é uma planta?



Para ser mais exata a baunilha vem de uma orquídea. Isso mesmo! Qualquer orquídea do gênero Vanilla é uma baunilha. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 109 espécies pertencentes à família das Orquidáceas. Os frutos de muitas espécies fornecem a vanilina, comercialmente conhecida como baunilha.
A parte utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos são os grãos da vagem da planta. Esses frutos verdes não têm cheiro nem gosto, para alcançar aquele sabor e cheiro agradáveis, é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado. Para retirar o extrato de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é mergulhada em álcool.
Aquela baunilha que compramos no supermercado tem aroma artificial. É obtida em laboratório a partir de álcool coniferílico, uma substância presente na madeira dos pinheiros. Os dois tipos de baunilha são parecidos, mas não iguais. A natural é muito mais cara, mas tem aroma e sabor muito mais suave
No Brasil, várias espécies crescem no litoral e em regiões de Mata Atlântica. Uma das mais usadas para a produção de extrato é a Vanilla planifolia( que aparece na figura acima).



Estas são as vagens  da planta, que ,depois de secas, se transformam na baunilha.

Fonte: Diário de Biologia

2 comentários:

  1. Essa eu não sabia! Muito interessante professora!!! fiquei impressionada de saber que a baunilha vem da orquídea.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi!! Saudade imensa! Que bom te ver por aqui.
    Bjs de montão

    ResponderExcluir