segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A arte do topiario

A arte da topiaria é uma prática de jardinagem que consiste em dar formas artísticas às plantas pelo corte com tesouras de poda. O nome deriva da palavra latina 'paisagista ornamental' topiarius, criador da topia ou "lugares", uma palavra grega que os romanos aplicado também para as paisagens interiores executadas para esfriar .

 Sua origem está no jardim dos romanos e continuou durante o Renascimento italiano , atingindo seu clímax com André Le Nôtre , designer de jardins de Versalhes , em 1662 , o que deu às plantas  formas piramidais e cônicas.



Para dar a forma desejada de uma planta ,são normalmente necessários alguns anos, que consistem, entre outras técnicas,em usar molas metálicas e armações para guiar o crescimento e fornecer formas que de outro modo não poderiam ser atingidos. Algumas das espécies de plantas utilizadas, são as do gêneros Ligustrum ( olivillas ), Lantana ( Lantana ), Lonicera ( madressilva )  Hedera ( hera ), e Prunus laurocerasus (ou cereja laurel ), o cipreste e alecrim .

Um comentário: