segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A beleza da polinização



Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.

Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.

A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais. Os tipos gerais de polinização são os seguintes:
• Anemofilia: através do vento;
• Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas, vespas e moscas;
• Cantarofilia: com auxílio de besouros;
• Psicofilia: efetuada por borboletas;
• Falenofilia: através de mariposas;
• Ornitofilia: polinização feita por aves;
• Hidrofilia: através da água;
• Artificial: através do homem;
• Quiropterofilia:polinização feita por morcegos;

É ATRAVÉS DA POLINIZAÇÃO, QUE AS NOVAS PLANTAS COMEÇAM O SEU CICLO DE VIDA.VEJAM NO VÍDEO (MANDADO POR DIANA) A BELEZA DOS AGENTES DA POLINIZAÇÃO.NADA É POR ACASO NA NATUREZA.TODOS OS SERES VIVOS PARTICIPAM DE UMA ORGANIZAÇÃO INIGUALÁVEL.







4 comentários:

  1. Nunca nenhum vídeo me fez chorar nessa vida...tava esperando por essa oportunidade e encontrei aqui! que grandeza!!!
    linda postagem Professora!

    ResponderExcluir
  2. Vivi, eu também me emocionei ao ver em vídeo, em câmera lenta. Só tinha visto 'ao vivo', e é muito rápido aos nossos olhos.Linda 'nature'!

    ResponderExcluir
  3. Gente, que coisa hein? Essa natureza é fascinante. É por isso que sempre dobro os meus joelhos em gratidão. É isso que fazem meus olhos brilhar de emoção. É por isso que sou fã da vida. É isso que me faz cada dia mais AMAR esse lugar.
    Arrepiaaaaaaaaa... É o ciclo da vida e a imensidão daquilo que nossas olhos não conseguem enxergar, mas que apenas almas como a de vcs conseguem captar.

    Lindo, reverencio ao Criador por sua magnitude.
    E as borboletas, hein? Que coisaaaa mais lindaaaaa...

    BjOo Su... que, de alguma forma, sempre me encanta!!!
    <3

    ResponderExcluir
  4. Em um prazer participar teu blog, somos todos responsáveis pelo que vamos deixar para nossas próximas geraçōes, abço

    ResponderExcluir