quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A joaninha




Aqui esclareço alguns aspectos das joaninhas. Mas o que me levou a fazer esta postagem é o amor que eu tenho por este bichinho.Ela encanta as crianças e sempre trabalhei com os alunos sua metamorfose, que é divina!Enfim, quem ,em criança não gostou de ter essa mimosura pousada no corpo?

As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura. Esses simpáticos insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros, e à família Coccinellidae, para a qual já foram descritas mais de 5.000 espécies.

Reprodução

As joaninhas, assim como os demais insetos, são organismos dióicos, ou seja, existem fêmeas e machos. Em muitas espécies, machos e fêmeas são morfologicamente diferentes, podendo apresentar tanto tamanhos quanto cores diferentes. A esta diferença é dado o nome de dimorfismo sexual. A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano.

Em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 10 a mais de 1.000 ovos. Antes da postura, a joaninha procura um local adequado para a eclosão dos ovos, geralmente depositando-os de forma agrupada, sobre folhas ou caules de plantas, e próximos a fontes de alimento. Da sua eclosão até atingir a forma adulta, as joaninhas sofrem a chamada metamorfose completa, ou seja, passam pelos estágios de larva e pupa.


Vejam o vídeo em câmera lenta do voo da minha amada Joaninha.É demais! Lindo!

Um comentário:

  1. que perfeição hein? esticando as asas...que graça, aprendi mais essa proff...não sabia que ela botava tantos ovos assim!

    ResponderExcluir