segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As ostras e as pérolas



Nem todas as ostras formam pérolas, somente as perlíferas que fazem parte das famílias Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce). E também não são todas as pérolas que têm valor comercial - apenas as que saem bem redondinhas. A maioria delas, porém, cresce grudada na concha da ostra, como se fosse uma verruga, e fica em formato de meia esfera, o que tira dela a chance de ser vendida.

MECANISMO DE PROTEÇÃO

A joia defende a ostra dos invasores

1. A entrada de "invasores", como vermes e planctons, grãos de areia, pedaços de rocha ou coral, gera uma espécie de irritação - um processo que a ostra usa para se defender desse novo organismo.

2. Essa reação visa defender o manto, um tecido muito fino, com várias linhas musculares, presente em ostras e mariscos. Ele cobre todo o corpo do animal e protege seus órgãos, como coração e intestinos, chamados de "partes moles".

3. O manto cobre o invasor com várias camadas de uma substância chamada madrepérola, ou nácar, composta de carbonato de cálcio (cerca de 93%), água, proteína (a conchiolina) e partículas que dão, por exemplo, a cor à pérola.

4. O processo leva em média três anos. Não há tamanho máximo alcançado por uma pérola: ela geralmente é retirada com 12 mm de diâmetro, mas seria capaz de atingir até cerca de 3 cm. Mais do que isso, poderia deformar a concha e matar a ostra.


CADA UMA, CADA UMA
Só 2% das pérolas são redondas. E elas têm várias cores
• A cor rosa, vermelha ou azul deve-se a detritos, proteínas ou à cor interna da concha. A mais rara é a negra, do Tahiti e das ilhas Cook
• As pérolas mais comuns são as semirredondas. Ainda há as que crescem em forma de lágrima, gota, cone ou a barroca, bem irregular
• Dá para cultivar pérolas: uma bolinha de plástico ou um pedaço de molusco são colocados na ostra para provocar o processo.

História da pérola

As pérolas de melhor qualidade no mundo encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também extração na Índia e Sri Lanka, na Austrália e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

O aspecto interessante da pérola é que ela não requer lapidação nem polimento. Em 3500 anos antes de Cristo, no Oriente Médio, a pérola já era valorizada como um elemento e símbolo da pureza e charme feminino. A pérola está presente também na tradição Japonesa, onde eram usadas para confortar o coração e acreditava-se que a pérola tinha poderes sobrenaturais e medicinais, como ser capaz de interromper os efeitos de um envenenamento. Mas muito antes disso, ela já era amplamente utilizada no sul da Índia, porque as tribos antigas que viviam da pesca utilizam as pérolas e se alimentavam das ostras.

Talvez por isso as pérolas apareçam no livro sagrado da Índia, que faz referência a elas em lendas como a do deus hindu Krishna, que teria sido o primeiro a descobrir as pérolas, que usou para presentear sua filha Pandaia no dia do seu casamento. Talvez nenhum povo tenha valorizado mais as pérolas do que os Egípcios e os romanos, que valorizavam pérolas mais que quaisquer outras gemas. Exemplo disso é que quando Cleópatra precisou convencer Roma de que o Egito era próspero acima de qualquer outra nação do período, Cleópatra apostou com Marco Antônio que poderia dar o jantar mais caro da história. Quando chegou o momento do jantar, apareceu apenas um prato, vazio. Na mesa estava um jarro de vinho. Cleópatra pegou uma enorme pérola, esmagou-a e dissolveu no líquido. Finalmente, tomou a bebida.
Marco Antônio admitiu na mesma hora que Cleópatra havia ganho.




A maior pérola do mundo não é nada bonita. Mas é inegável que uma pérola com um tamanho tão grande venha a valer muito. É por isso que esta pérola, chamada Pérola de Allah foi comprada pela quantia de 60 milhões de dólares para ser presenteada a ninguém menos que Saddam Hussein como uma demonstração de simpatia da Al-Qaeda e o governo do Iraque.

2 comentários:

  1. Fascinante Su... simplesmente fascinante...
    Porém, mais linda e rara do que a Pérola de Allah, é a tua sensibilidade em postar coisas tão intensas e interessantes.

    Tu é a Maior das Pérolas sempre...
    BjOO

    ResponderExcluir
  2. Je! Nós somos pérolas nao lapidadas.
    Obrigada pela tua generosidade. Como te disse, teu coração é imenso e amoroso. Isto sim, é a 'verdadeira' joia!
    Bjão lindinha!

    ResponderExcluir