sexta-feira, 8 de abril de 2011

Violência



Ontem, infelizmente o mundo e nós, principalmente ,assistimos a uma tragédia com requintes de crueldade brutal dentro de uma Escola Pública. Não consigo colocar em palavras o que senti e continuo sentindo.
Só sei de uma coisa:ARMAS NÃO!!!!!!!!!!

Coloco aqui um texto de Osho que diz melhor o que está acontecendo...uma lástima, só nos resta orar...


Durante milhares de anos temos trabalhado para fazer deste planeta um grande hospício, e infelizmente conseguimos.

Em toda parte as mesmas coisas se repetem: as pessoas estão se matando umas às outras, há violência pelo simples motivo que nós, de maneira muito sutil, não permitimos que as pessoas usem suas energias de formas criativas.

E, sempre que as energias criativas são bloqueadas, tornam-se destrutivas.

A violência não é o verdadeiro problema. O verdadeiro problema é como ajudar as pessoas a serem criativas. Uma pessoa criativa não pode ser violenta porque suas energias estão se movendo em direção ao divino. Então você não pode ser violento, não pode ser destrutivo; isso é impossível.

Contudo, por milhares de anos destruímos todas as portas possíveis para a criatividade. Em vez de ajudar as pessoas a serem criativas, nós as treinamos para serem destrutivas. Guerreiros, soldados: nós os respeitamos demais.

Precisamos de amantes, não de combatentes. Mas o amor é condenado e a violência valorizada. É mais fácil brigar com uma pessoa e decidir quem está certo. A lei do mais forte — a lei da selva continua valendo.

Dizemos que os homens são civilizados... Eles ainda têm que se tornar civilizados. Essa é apenas uma idéia que ainda não foi concretizada. Os homens são civilizados apenas superficialmente, é apenas uma camada de verniz.

Basta arranhar essa superfície e você irá encontrar o animal por baixo — uma besta feroz, muito mais feroz que qualquer animal selvagem.

Nenhum animal, por mais selvagem que seja, usa bombas — bombas atômicas, bombas de hidrogênio. Comparado aos homens e à sua violência, qualquer animal fica muito aquém.

Palavras de Osho.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com cada palavra amiga, acrescento apenas que ser professor atualmente é viver correndo risco, seja quanto à violência existente dentro da escola ou em suas imediações.
    No passado, a carreira docente era motivo de orgulho para uma pessoa, hoje, é motivo de medo, em muitas escolas. É preciso mudar esta triste realidade.
    Que Deus amenize o sofrimento dos familiares das vítimas e que ilumine o caminho dos que sobreviveram

    ResponderExcluir