quarta-feira, 13 de abril de 2011

Energia eólica


Energia Eólica: Turbinas pintadas de roxo salvam a vida animal


Uma das críticas que a energia eólica costuma receber vem de ecologistas, alegando que as turbinas de vento afetam a vida selvagem, matando pássaros e morcegos que são pegos por suas lâminas. Outra crítica vem de moradores das redondezas que afirmam que as torres são muito feias e acabam reduzindo o valor de sua propriedade.
Para jogar mais assunto no ventilador, saiu um estudo da universidade britânica Loughborough, afirmando que se pintarmos as turbinas de uma cor diferente, em vez do tradicional branco ou cinza, os animais da região não serão afetados. Resumindo, a sugestão dos estudiosos é que as turbinas sejam pintadas de roxo , púrpura ou lilás…

O pulo do gato foi descobrir porque os animais estavam sendo mortos pelas lâminas das torres: por um motivo ainda desconhecido, as turbinas atraem alguns tipos de insetos, que por sua vez atraem pássaros e morcegos em busca de um bom lanchinho. O uso das cores, então, é para afastar os insetos. Indiretamente, os outros animais também passariam a se afastar delas, uma vez que não teriam mais motivo pra ficar por ali. É por isso que uma mudança na cor salvaria até mesmo os morcegos, que são cegos e não percebem se as turbinas são brancas, roxas ou verdes com bolinhas vermelhas.

Os cientistas colocaram cartões nas cores branca, cinza claro e escuro, azul celeste, vermelho e roxo em uma seqüência aleatória perto de uma torre eólica. Eles perceberam que os insetos evitam A COR ROXA.

Eles descobriram também que não é preciso pintar as torres inteiras ou mesmo todas as turbinas, algumas bastam.





Como se vê sempre existe uma solução. É só pensar e AGIR.

Um comentário:

  1. Su,achei genial essa postagem,bstante esclarecedora. Como sabes, aqui no RGS,ano a nao, as torres que captam energia eólica, vão sendo ampliadas, (particularmente, as acho um charme)e a prova disso é que tem servido de atração turística,tenho algumas fotos no meu álbum do orkut, mas não sabia do detalhe das cores, as daqui são pintadas de cinza e verde.

    ResponderExcluir