terça-feira, 16 de novembro de 2010

Educação musical -obrigatória no currículo escolar


A partir de 2011, todas as escolas serão obrigadas a incluir o ensino de Música em seus currículos. Até lá, a discussão fica centrada na formação dos professores e nos conteúdos que deverão ser trabalhados

Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2011, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica.

Mas por que a música mexe tanto com o ser humano?

Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados.

Como a música atua no cérebro?

O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.

Ainda não se sabe, se o ensino de música vai se encaixar na disciplina de Artes, ou de uma outra forma.
Acho ótimo esta inclusão ( se acontecer realmente), porque na maioria da Escolas Estaduais, onde estudam os alunos de menor poder aquisitivo, seria uma tentativa de fazê-los melhorar o rendimento nas outras disciplinas, e uma maneira de tirá-los das ruas, evitando drogas, etc.

3 comentários:

  1. Olá Sueli querida!

    Lendo teu artigo, me veio à cabeça as mesmas dúvidas descritas no início de sua colocação: a questão da formação destes professores!

    Sim minha amiga, obviamente eu tb creio no poder que a música tem sobre o ser humano, principalmente no trabalho com as crianças.
    E tb acredito ser de fundamental importância nas escolas.

    Mas a questão e o problema é que não é novidade alguma a nós, observarmos certas 'normas' e exigências por quem administra a Educação em nosso país, 'morrerem na praia' a seguir e causar outros problemas.
    Cito dois exemplos claros:

    - educação musical: infelizmente não há professores devidamente habilitados para ministrar estas aulas, então sempre acaba que o professor leva pra aula um 'CDzinho', etc, e registram como aula dada.

    - outro caso séríssimo é o 'ensino religioso': veja, se a escola quer ensinar ensino religioso, os professores devem ser muito preparados não em 'religião' em si, mas no contexto histórico de todas elas, pois ele deverá estar lá para trabalhar essa questão, sendo totalmente IMPARCIAL e não, para 'ensinar uma religião' às crianças.

    Eu mesma não gostaria de ver um filho meu (que ainda não tenho rsrs), ser obrigaddo a frequentar as aulas de ensino religioso no país, não da forma que são ministradas hoje.
    Se é 'ensino religioso', então deveriam tb falar do Budismo, da Umbanda, do Universalismo, do Xamanismo, e por aí vai, certo?!

    E bem sabemos que 'ensino religioso' nas escolas, resume-se a ensinar sobre o catolicismo, de forma que as crianças cujos seus pais e ela própria sigam outra opção ou filosofia, sintam-se excluídos e discriminados e isso faz sim, com que cresça todo este problema que hj vemos frequentemente em nossa sociedade.

    Então pra resumir, não basta, exigir obrigatoriedade de algo, tem que dar instrução antes de tudo aos professores, pois não dá mais para trazer professor de outras disciplinas, para ministrarem aulas para o que eles não estão e nem são habilitados.
    E quem perde com isso normalmente são os alunos.

    Bem, é isso que eu penso a respeito ;)

    Super beijo a ti minha querida, de meu cuore ao teu!

    ps: desculpe o 'testamento' aqui rsrsr

    E

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  2. Lucy querida!
    Excelente comentário , como sempre!
    É exatamente isso que acontece nas Escolas, com raras exceções.
    Ensino religioso-religião , de preferência a que 'os pais' querem.
    Ensino musical-o cdzinho básico.
    Educação física???? futebol.
    Por isso se for mesmo obrigatório, que venham profissionais que pelo menos ensinem a letra e a melodia dos Hinos Pátrios,por ex., que atualmente, os jovens não entendem e também não cantam.

    Vamos aguardar, é difícil mas não impossível.
    Bjs de montão!

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  3. Olá minha amiga Su!

    Muito obrigada minha querida, por suas palavras aqui e por sua presença lá no blog e teu comentário tb viu ;)

    E é verdade, concordo contigo. Não dá mais para ficarmos com algo 'meia boca' na área da educação né Su!

    Tanto os professores têm de ser devidamente valorizados como merecem e ainda não são, quanto os alunos têm tb o direito, a estudar com profissionais da Educação qualificados e habilitados para as diversas áreas do conhecimento.

    E sim, pode ser difícil a princípio, mas não é impossível.
    Aliás, é urgentemente necessário.

    Muitos beijos em teu cuore minha querida, diretasso do meu rsrsrs

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