quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reciclagem de embalagens Tetra Pak


Caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C. A utilização das embalagens Tetra Pak pode ser feita de forma artesanal, pelo próprio morador, diminuindo os custos. Outra opção são as telhas feitas de caixas de Tetra Pak recicladas, vendidas com preços até 25% menores do que os materiais concorrentes.

A idéia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do projeto, Celso Arruda, explica que a proposta partiu do engenheiro Luís Otto Schmutzler, que juntamente com professores da faculdade desenvolveu todo o processo de aproveitamento das caixinhas de Tetra Pak para uso em habitações populares. Arruda afirma que a transformação das embalagens em isolante é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.
A explicação está na composição das caixinhas, formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 8º C.
Ainda há o lado ecológico, já que as embalagens que vão para o lixo levam dezenas de anos para se decompor nos aterros.

Existem fábricas que fazem as mantas térmicas. A maioria em São Paulo, mas existem várias espalhadas pelo País. O METRO QUADRADO DA MANTA TÉRMICA, CUSTA MENOS DE R$ 1,00!!

No vídeo , você tem uma idéia de como fazer uma manta EM CASA, e porque acontece a diminuição de temperatura. Muito simples.
Esta manta pode ser aproveitada de várias maneiras, basta usar a criatividade.

Além da manta térmica, existem inúmeros exemplos de reutilização das embalagens.

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário