quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pinguins em Florianópolis

Estes lindos animaizinhos sempre aparecem por aqui, devido às águas quentes, mas os predadores, como garças, gaivotas e urubus, acabam machucando os bichinhos, além de , quando saem da água, a temperatura é alta. Mas existem os ambientalistas que cuidam e os devolvem ao mar.

Polícia Ambiental recolhe pinguins na praia de Canasvieiras em Florianópolis
Aves receberão cuidados no Parque do Rio Vermelho
Pelo menos onze pinguins foram recolhidos pela Polícia Militar Ambiental na manhã desta terça-feira na praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

De acordo com o soldado da Polícia Militar Ambiental, Cleber Machado, os animais estavam muito debilitados, pois chegaram ao litoral catarinense depois de migrarem da Patagônia, no Sul da Argentina. Alguns deles morreram durante o trajeto.

As aves, da espécie pinguim-de-magalhães, foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Parque do Rio Vermelho. Lá eles serão pesados, tratados e alimentados. Os animais ficam sob observação até que se recuperem completamente e sejam lançados de volta ao mar.

Machado explica que as praias de Florianópolis são um destino comum dos pinguins nesta época do ano. Eles saem da Argentina, chegam ao Brasil e voltam ao local de origem para se reproduzir. As aves que param no litoral catarinense geralmente são os mais jovens ou estão doentes.

Cuidados

A Polícia Militar Ambiental faz um patrulhamento nas praias da Capital para recolher os animais, mas como possui apenas uma viatura, conta também com a ajuda dos moradores. Machado alerta para que as pessoas que encontrarem pinguins entrem em contato com a polícia ou levem os animais ao Cetas.

As aves devem ser envoltas em jornal para manter o aquecimento e transportadas dentro de caixas de papelão. Os pinguins não podem ser alimentados e nem lavados.

Mais informações pelo telefone da Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário