sexta-feira, 9 de julho de 2010

Avião permanece voando com ENERGIA SOLAR



Terminou, nesta quinta-feira(8 de julho de 2010) na Suíça, um vôo histórico. O avião chamado de Impulso Solar foi o primeiro a voar durante a noite inteira com a energia solar acumulada durante o dia.
Ele tem 12 mil células solares, que cobrem as asas e transformam a luz do sol em energia elétrica. Foram 26 horas no ar.
O dono do projeto afirmou que conseguiu mostrar que o mundo é menos dependente de energia convencional do que se imaginava.
Testes anteriores incluíram um pequeno trajeto e um vôo de percurso mais longo, mas o feito desta semana foi descrito como "um marco importante" pela equipe, e acontece depois de sete anos de planejamento.
Os criadores do avião agora começam a trabalhar em um segundo aparelho solar, que será mais eficiente e terá um cockpit maior, para permitir voos ainda mais longos. Esse avião deverá ser capaz de realizar vôos internacionais a partir de 2013.

Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.


Aqui em Santa Catarina, existe, na UFSC, Florianópolis, no Curso de Engenharia Mecânica, o
LABSOLAR, que faz os painéis, etc.

No ano passado, entre outros, foi feito um acordo descrito abaixo:

O projeto ELETROSUL MEGAWATT SOLAR foi desenvolvido pela UFSC, em parceria com o Instituto IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina), para incentivar a produção de energia solar fotovoltaica em prédios públicos federais no Brasil. Pela proposta, uma potência nominal de um megawatt em geradores solares será instalada no complexo sede da Eletrosul, sobre o edifício principal e nas coberturas - a serem construídas - para bicicletários e estacionamentos. Os sistemas vão gerar anualmente, em média, 1,2 GWh, o que equivale ao consumo anual de cerca de 400 residências.

Isto mostra que ainda existem , no Mundo, pessoas que se importam em fazer no presente a esperança para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário