terça-feira, 20 de julho de 2010

Ecotelhado

Há algumas décadas, construtores e arquitetos de todo o mundo começaram a adotar os telhados verdes na hora de projetar e construir casa de clientes que prezavam por um ambiente mais agradável e sustentável. Logo os benefícios da técnica ganharam o mundo e os ecotelhados passaram a ser copiados em todas as regiões do planeta.

E não é apenas a beleza que chama a atenção de quem vê uma construção coberta por plantas, flores e até pequenas árvores. A técnica é capaz mitigar muitos dos problemas ambientais comuns em locais onde os telhados convencionais são predominantes, como excesso de poluição, poeira e barulho, presença de ilhas de calor e alagamentos em época de chuvas.

A “mágica” é possível graças à estrutura dos telhados verdes, que é capaz de abrigar diversas espécies vegetais em um local que, até então, não teria nenhuma serventia além proteger os habitantes do local.

Dados da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, apontam que cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta por telhados. Como resultado, 80% da incidência solar é absorvida por essas coberturas impermeáveis.



2 comentários:

  1. Interessantíssimo teu comentário.
    Entrei no site e vi o que é feito com o "coco verde", que como se sabe, gera muito lixo.
    Coloco aqui, e numa próxima postagem, sobre água de coco, colocarei o site.
    Obrigada!!

    Nós da Coco Verde, iniciamos a produção de um dos componentes para implantação de coberturas verdes, ou seja, uma bandeja em fibra de coco na medida de 40x40x7cm com 5 cm de profundidade pesando 1,2 kg. Para casos especiais também temos a placa 40x40x11cm com 9cm de profundidade.
    Eis o que está no site:
    'A exemplo do Jardim Vertical, nós não implantamos os projetos, mas fornecemos o componente principal, que favorecerá a todos os profissionais ligados a área e que desta forma permitirá desenvolver seus próprios projetos.
    Como é algo novo, solicitamos aos interessados em receber uma amostra que nos envie um e-mail solicitando-a.
    Estas amostras serão somente enviadas para profissionais ou formadores de opinião da área, motivo pelo qual a solicitação deverá vir acompanhada de um cadastro do solicitante.'

    ResponderExcluir
  2. Que genial e fica muito charmoso o ecotelhado, JÓIAA!! beneficia a natureza e fica lindo! aprendi mais essa aqui Su, parabéns pelo lindo trabalho!!

    ResponderExcluir