sábado, 17 de julho de 2010

Voluntários tentam salvar animais atingidos por óleo


Uma equipe de técnicos voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil – ISSB iniciou neste sábado(3) na Capital de Cuba, Havana, uma campanha de mobilização comunitária para situações de derramamento de petróleo, focada em ações para salvar animais marinhos petrolizados.
“Temos como objetivo em Cuba dar continuidade ao projeto do Instituto Sea Shepherd Brasil de treinar e mobilizar comunidades litorâneas visando a prevenção e recuperação de ecossistemas e animais marinhos afetados por vazamentos de óleo”, diz o biólogo, diretor técnico do ISSB e líder da Operação em Cuba, Wendell Estol.
A Operação chamada de Águas Negras faz parte dos esforços mais amplos da Sea Shepherd Conservation Society – SSCS para salvar os animais marinhos afetados pelo derramamento de petróleo que ocorre desde o dia 20 de abril deste ano, causado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon que trabalhava para a British Petroleum no Golfo do México.
“A situação emergencial deste derrame no mar coloca em risco todo o ambiente afetado, a vida marinha e das pessoas que vivem no local e requerem um envolvimento da comunidade local e de voluntários. Por isso, é muito importante que todos estejam mobilizados em colaborar e diminuir os danos causados ao meio ambiente”, disse Wendell Estol.
“Estávamos prontos para integrar a equipe norte-americana em seus esforços no Golfo do México, mas os E.U.A estão negando vistos a brasileiros capacitados do Instituto. Ficamos sabendo que a enorme mancha de óleo que começou a se espalhar pelo Golfo do México havia entrado na correnteza fortíssima, em inglês chamada de “Loop Current”, e estava rumo à costa norte de Cuba. Redirecionamos os esforços do ISSB para atender a biodiversidade da ilha caribenha. A Sea Shepherd chegará a Cuba antes da ajuda de Barack Obama”, disse Daniel Vairo, diretor geral do ISSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário