sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa do mundo e meio ambiente

COPA DO MUNDO 2010-ÁFRICA

A construção dos estádios e uso dos materiais corresponde a 15.359toneladas de emissões, DE GÁS CARBÕNICO já o uso dos mesmos, incluindo gastos energéticos, deve ficar em torno de 16.637 toneladas. O uso de energia nas acomodações dos turistas, atletas, comissões técnicas, imprensa e etc representam 12% do total – 340.128 toneladas.

O tráfego aéreo, é responsável por 6.7% das emissões.

Entre os fatores apontados para o impressionante número total (2.753.250 toneladas emitidas) está a localização geográfica da África do Sul. Outro fator que contribui é que, apesar dos investimentos da organização para diminuir as emissões na construção de estádios, há poucos meios de transporte “limpos”, como trens elétricos, ligando as cidades.



COPA DO MUNDO NO BRASIL-2014


Nos projetos para os 12 estádios brasileiros da Copa de 2014, há reformas e novas construções. Muita coisa já melhorou desde o início dos trabalhos, há dois anos. “Quando os projetos nacionais foram apresentados, a maioria não tinha preocupações ambientais, como alternativas para energia renovável”, diz Vicente Castro Mello, arquiteto responsável pelo projeto do estádio de Brasília. O novo Vivaldo Lima, em Manaus, prevê o uso de bioetanol e energia geotérmica para gerar eletricidade.

O Beira-Rio, em Porto Alegre, terá um programa para compostagem do gramado, usando
a grama cortada para adubar campos de treinamento do Internacional.


No Fonte Nova, em Salvador, haverá um sistema para repelir o calor e evitar grandes gastos com refrigeração. Ele é projetado para receber ventilação natural externa e dar menos trabalho ao ar-condicionado. Na Arena Cuiabá, parte da arquibancada será de metal parafusado, para reduzir a capacidade do estádio depois do mundial, evitando o abandono e o alto custo de manutenção.

Outras ideias incluem a instalação de placas fotovoltaicas, uso de equipamentos com menor consumo de energia, assim como o reaproveitamento e o tratamento da água da chuva.

As iniciativas para uso de tecnologias verdes devem vir das cidades-sede e dos arquitetos e engenheiros que construirão os estádios. A meta é atingir o padrão de construção recomendado pela FIFA em seus Green Goals (objetivos de preservação ambiental).

Uma ótima notícia!

3 comentários:

  1. Que interessante Sueli, construção e renovação dos estádios brasileiros pensando no meio ambiente e energias renováveis...E viva ao nosso gigante Internacional que parece uma tulipa e vai ficar lindo pra 2014. O HEXA É NOSSO, TÁ AVISADO!! DÁ LHE BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Vivi linda!
    Dá-lhe Brasil e dá-lhe Gigante colorado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. LINDO POST MIGA. BOM SABER QUE A FIFA TEM ESSA PREOCUPAÇÃO.

    ResponderExcluir