sábado, 22 de maio de 2010

Primeira célula criada pelo ser humano



Cientistas do Instituto J. Craig Venter anunciaram nesta quinta-feira (20) o desenvolvimento da primeira célula controlada por um genoma sintético.

Entenda o que é GENOMA:
‘O genoma é o código genético de qualquer ser vivo e encontra-se no núcleo da célula. Cada célula de um organismo tem o MESMO GENOMA, que é transmitido pelos seus ANCESTRAIS.
O genoma é formado por DNA. Cada ser vivo, como indivíduo ,tem o seu DNA, que é único!
O DNA forma os genes de cada espécie viva, plantas animais e seres humanos.’

Craig Venter, dublê de cientista e empresário que foi um dos vencedores da corrida para decodificar o genoma humano, ataca de novo. Desta vez, ele quer nada menos do que criar uma bactéria sintética do zero e patentear o microrganismo, tornando-se o dono dos direitos intelectuais sobre qualquer uso dele. É a primeira vez que um ser vivo inteiramente sintético torna-se alvo de uma patente. Venter diz que quer usar sua criação para ajudar na luta contra o aquecimento global, mas críticos já atacam o cientista-empresário, acusando-o de tentar monopolizar a vida.
O genoma sintético é uma cópia de genoma da bactéria, ser vivo unicelular . Só que à cópia foram adicionadas sequências de DNA montadas em laboratório, com auxílio do COMPUTADOR , que serviram como marcas d’água para distingui-la de um genoma natural.
O impressionante é que se formou o embrião, e houve ‘divisão da célula’, o que poderia criar um ORGANISMO maior, que não se sabe como se comportaria na natureza.
Em termos utilitários, a descoberta publicada dia 20 na revista Science poderá vir a permitir a criação de algas capazes de capturar dióxido de carbono e produzir outros tipos de hidrocarbonos para serem utilizados em refinarias. Em causa poderá estar ainda a produção de vacinas, bactérias para limpar a água ou novos ingredientes alimentares.
Bem, isto é o que a ciência fez, e continuará fazendo. O futuro é isso...o problema é COMO USAR as descobertas. Sempre houve o uso de pesquisas para o bem ou para o mal. Esta cópia já foi feita com vírus, e que já foram usados como ARMA BIOLÓGICA, como ‘se fala ‘ do HIV e outros.

Duas conclusões minhas, sem falar em ética , que é um assunto muito vasto e ao qual na quero me referir:

1-Se foi dado um cérebro que permite ao ser humano a criação de ‘uma vida’ sintética, é porque assim teria que ser.

2-Concordo que o futuro mudará muitas coisas, e para lá se encaminham todos. Mas, mesmo assim, a Criação de tudo o que existe ,e até do que não conhecemos, se encarregará de colocar ‘A ORDEM UNIVERSAL,’ em tudo, como sempre foi e sempre será.

2 comentários:

  1. Tia linda!
    Teu blog tá um show!
    Vou seguir vc também e vou colocar em meu blog seu exemplo: Vamos Evitar o desperdício da água !!! Bjão Te amooooooooo! Minha tia lindaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  2. IMPRESSIONANTE ISSO!! AVANÇO!!

    ResponderExcluir