quinta-feira, 20 de maio de 2010

Água contaminada está matando crianças



A ÁGUA POLUÍDA ESTÁ MATANDO MAIS DO QUE QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA!

A população mundial está poluindo rios e oceanos com o despejo de toneladas de resíduos sólidos diariamente, prejudicando a vida aquática e envenenando pessoas, principalmente crianças, no mundo todo. De acordo com o relatório divulgado pela Unep (sigla em inglês referente ao Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas), atualmente a falta de água tratada mata mais do que todas as formas de violência existentes, incluindo as guerras. O documento, entitulado de Água Doente, alerta para a necessidade da adoção de medidas urgentes. É também afirmado que cerca de 2 milhões de crianças com menos de 5 anos, além de milhares de adultos e jovens, morrem anualmente em decorrência da poluição da água.
Anualmente, são jogados 2 bilhões de toneladas de resíduos nas águas ao redor do mundo. A maior parte deles são provenientes de países em desenvolvimento, compostos principalmente de esgotos, pesticidas agrícolas, resíduos animais e industriais. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada dos recursos hídricos por envelhecimento do sistema, falhas na infraestrutura ou tratamento de esgoto insuficiente.

A WaterAid atua em 26 países e neste ano está fazendo uma ação para mobilizar as pessoas a assinarem uma petição que será levada a reunião de cúpula da ONU a ser realizada no mês de Setembro, onde os líderes discutirão o progresso feito nos ultimos 10 anos dentro das MDGs (Millenium Developmente Goals).
Segundo o levantamento feito pela WaterAid, as metas relacionadas à água e saneamento estão bem longe de serem alcançadas. Em algumas regiões, se considerarmos o progresso feito até hoje, levará 200 anos para concluir as metas, algo gravíssimo.



Os vídeos foram feitos para a WaterAid, organização que está “patrulhando” as ações dos líderes mundiais nas questões do acesso a água potável e saneamento básico, principalmente nas regiões mais pobres como a África sub-sariana.



Os vídeos acima, foram criados com a intenção de colher assinaturas para a petição. Eles estão concorrendo também na categoria “Viral” do Cannes Ad Festival, o mais badalado festival de propaganda do mundo. Algo que é motivo de muita alegria.
Aproveito para pedir a todos que incentivem as pessoas a divulgarem esse vídeo e premiá-lo com um voto “gostei” no Youtube .

Amigos, vejam os vídeos e tirem suas conclusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário