sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cabelos para limpar oceanos



Tufos de cabelos que antes eram jogados no lixo por salões de beleza ganham uma utilidade nobre: estão sendo usados para limpar vazamentos de óleos. A ideia nasceu nos Estados Unidos, onde a organização Matter of Trust transforma os cabelos em tapetes absorventes
O recente vazamento de óleo no Golfo do México ainda continua causando estragos gerais nos oceanos(fauna e flora).
Eis que um cabeleireiro descobriu, através da observação, uma maneira de limpar os oceanos.
Em 1989 em outro vazamento enorme, ele observou que pelos de focas e outros animais marinhos ‘absorviam’ o óleo. Resolveu, então testar cabelos humanos.E surgiram os TAPETES ABSORVENTES.
Grande cientista!
Estima-se que um único salão de cabeleireiros corte quase meio quilo de cabelo diariamente, por isso, certamente, não há falta de matéria-prima para os tapetes. A organização recebe, em média, 3 mil quilos de cabelo por semana.



Quando há um acidente com vazamento de óleo, empresas petrolíferas e navais são as responsáveis pela limpeza do meio ambiente. Entretanto, detergentes e esponjas de nylon usadas para limpar o óleo são feitas com ... óleo! “É um círculo vicioso, mais óleo para remover óleo”.

Os tapetes absorventes já foram usados em desastres ambientais nos Estados Unidos, Coréia e em países da América Central. Quando houve um vazamento de 200 mil litros de combustível, na capital das Filipinas, Manila, em 2006, milhares de detentos de uma prisão cortaram os cabelos para ajudar na limpeza do mar.

O cabelo humano pode ser utilizado para outros fins, também pouco conhecidos. Após usados na limpeza do óleo, os tapetes absorventes, contendo lixo tóxico, podem ser incinerados ou transformados em fertilizantes. Misturados com compostos de lixo orgânico e minhocas, depois de alguns meses, os tapetes se transformam num excelente fertilizante – sem sinais residuais de substâncias tóxicas. A fibra capilar também libera gradualmente na terra proteínas, ótimas para o crescimento das plantas. Os tapetes podem ser usados ainda para corrigir o problema da erosão solar. Colocadas no solo, as fibras se umidificam, mas reduzem a evaporação da água, permitindo que sementes cresçam.

“Todos os anos acontecem aproximadamente 2.600 derramamentos de óleo no mundo, que atingem principalmente áreas muito pobres. Em todos esses lugares há restos de cabelo e lixo orgânico. Com esses recursos, as pessoas que vivem nesses locais podem fazer a diferença para a própria vida”.Seja limpando rios e lagos próximos, ou produzindo fertilizante natural, essas comunidades podem utilizar uma matéria-prima simples e barata para fazer a diferença no meio ambiente.

2 comentários:

  1. Esse artigo tapete de cabelos tá sensacional, nossa que utilizaçõa apropriada, tu explicou super bem , pois o cabelo enxuga o oléo mesmo...que tri!!!!parabens Sueli, ah adorei o ratinho que ama a natureza lá em cima!!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog está mega incrivel,d+!!!!
    Adorei!!!
    BJ vó!!!

    ResponderExcluir