quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Projeto-tartarugas marinhas em João Pessoa




Projeto de preservação das tartarugas marinhas.

Minha amiga Méinha, esteve recentemente em João Pessoa (Paraíba) e me mandou por escrito, o que acontece lá , com as tartarugas marinhas. Obrigada amiga!

Aqui coloco as palavras dela, a respeito:
“...O projeto é numa praia urbana e não tem apoio de ninguém, é uma Ong que cuida e disseram que pela falta de estrutura o Projeto Tamar não se interessa em ajudar, nem encampar a ideia...

É pequenino ainda esse projeto, mas eu gostei, fica num pedacinho pequeno da praia e se resume basicamente em sinalizar os lugares onde as tartarugas (da espécie pente pq o casco parece um pente mesmo) poem os ovos e aguardar o nascimento dos filhotinhos.
Em condições normais essas tartaruguinhas nascem e se dirigem para a única luz que veem, que é a do mar, mas como estão localizadas bem próximas da cidade, a luz que veem é dos postes e se dirigem a eles, sendo mortas.

Então eles colocam uma rede em volta dos ninhos, aguardam e levam as tartaruguinhas prá perto do mar, para que elas possam chegar até ele sem nenhum impedimento, e torcem para que sobrevivam. Apenas uma ou 2 em mil sobrevivem, se tornam adultas, e retornam para por os ovos onde nasceram.

Além disso eles têm um pequeno hospital onde cuidam das tartarugas que são encontradas nas areias lá, segundo a garota com quem conversei (uma estagiária da Unesp de Santos) todas são encontradas muito debilitadas devido ao lixo que engolem junto com as algas. Muito saco plástico !

Tirei foto de um casco de uma que foi trazida a eles já em óbito e depois de dissecada verificaram que tinha um tudo de água oxigenada no estômago.
Faz parte do projeto ainda uma escola de surf, alfabetização e reforço escolar para crianças e ainda uma pequena biblioteca onde a leitura é estimulada em crianças, adolescentes e adultos que passam pela praia..."

Uma pequena descrição:
A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), também conhecida pelos nomes de tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira, é uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. Espécie criticamente ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada.
A China e Japão utilizam-na como alimento.
Mas , o pior: SEU CASCO É UTILIZADO COMO ORNAMENTO!

Incrível o que acontece! Além de estar em extinção,1 ou 2 sobrevivem!
Sempre os sacos plásticos, que fazem o animal ‘agonizar’, até morrer. O problema é que este lixo todo, às vezes, nem é jogado nesta praia. Ele vem através das correntes marinhas, de outros lugares.Uma lástima!
Mesmo assim, parabéns a esta gente, que sem nenhuma ajuda , faz O QUE PODE...porque tem AMOR pelos seres vivos e pelo meio ambiente, necessário à sobrevivência de todos e do Planeta como um todo.

12 comentários:

  1. Su, seria redundância dizer que teu blog é ma-ra-vi-lho-so!
    Adoro tua preocupação e teu respeito pela natureza e pela vida.
    Nem preciso dizer que tem que ser uma pessoa iluminada e especialíssima para fazer isso, além de ter a consciência exata de seu papel nesse mundo.
    O projeto é um princípio e por isso amei conhecê-lo, só por esse motivo já teria valido a pena ter saído daqui para conhecer João Pessoa.. e é longe lá viu rsrs
    Ah, e quanto ao post, sensacional e educativo que sei que é um dos teus objetivos por aqui!
    Será preciso dizer que amo tu? E que tenho muito orgulho de ser tua amiga? :O

    Já disse... hehehe

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. tem algum numero para contato? porque hj eu vi uma tartaruga marinha enorme perto do meg shopping, com certeza ela estava precisando de ajuda,pois estavai virada p cima..nao vi ninguem ajudando,e nao sabia p quem ligar. tomara que alguem tenha feito alguma coisa. era umas 11 horas qd eu vi. atenciosamente..ires

    ResponderExcluir
  3. Joseires ONDE VISTE A TARTARUGA AGONIZANDO?
    PARA QUALQUER PROBLEMA DESTES, É SÓ TELEFONAR PARA 'FATMA', IBAMA, ATÉ BOMBEIROS.
    PARA CONTATO COMIGO, ME MANDA O TEU EMAIL, FAREI O QUE FOR POSSÍVEL, OK?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal, hoje fiquei sabendo de uma notícia triste. Foi encontrada aqui na praia da Penha ( João Pessoa) uma tartaruga marinha morta. Não sei dizer a que espécie pertence e nem a idade do animal. Os próprios moradores a encontraram e pelo que me foi informado, ela apresentava um ferimento que, segundo os pescadores,teria sido causado por um tubarão! Não sabia exatamente a quem recorrer e por isso peço-lhes a sua ajuda, sobre tudo,o que fazer!?

    ResponderExcluir
  5. As tartarugas marinha são alvo dos tubarões. Aqui no Brasil, não acontecia muito. Mas aí no litoral onde estás, Paraíba, Pernambuco, está contecendo , pela falta de peixes necessários aos tubarões.
    Procure informações no loval da primeira foto da postagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá, hoje eu encontrei na praia de jacuma na paraiba uma tartaruga morta nas pedras, acho que ela ja deve está morta a uns 2 dias, ja está começando a chairar mal. pelo tamanha dela acho que vai contaminar a area. o que podes fazer?

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, tens razão. Além de poder contaminar (se morreu de doença)outros animais, é uma judiação ninguém tirar a coitadinha dali.
    O problema é que eu moro em Floripa, e aqui os bombeiros recolhem e levam para o Projeto Tamar.
    Aí na paraíba, conheço aquele Projeto que está postado na foto acima.Poderias chamar os bombeiros que cuidam disso, ou a Guarda Florestal, Ibama Fatma, etc. Vou pesquisar ONDE podes te dirigir neste caso.

    ResponderExcluir
  8. Ricardo e outro que perguntou o que fazer com tartarugas:existe o Ibama, usem o telefone e avisem qualquer coisa.
    Esta foi uma reportagem que achei sobre Jacumã:

    Os fiscais do IBAMA e da Polícia Florestal prenderam na noite de sexta-feira (14) dois pescadores acusados de estarem praticando pesca ilegal. As prisões aconteceram por volta das 22 horas na PB-008, quando os homens estavam voltando da Praia de Jacumã.

    É isso que posso dizer, tão longe daí.

    No veículo foram encontrados três caixas de isopor grande e cheia de peixe da espécie Mero e lagosta. De acordo com os fiscais a pesca do peixe Mero está proibida porque o pescado está em extinção. Quanto a lagosta, nessa época, não é permitida a captura por está no tempo do defeso (reprodução da espécie).

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou fazendo um oficina para pessoas com deficiência e preciso saber através do tamanho qual a idade da tartaruga.
    Tenho duas replica de Tartaruga Cabeçudinha uma de 35 cm e outra de 10 cm. Vocês sabem me dizer a idade ou alguma referencia? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu não faço parte do P. Tamar em SC.

    Use o email para contato com o P. Tamar.

    Rua Professor Ademir Francisco, s/n. - CEP 88.061-160 - Tel (48)3236-2015 - E-mail: tamarflorianopolis@tamar.org.br

    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  11. É mt legal eu fui c/ minha mãe e minha tia para João Pessoa e fomos ver o projeto!!!

    ResponderExcluir
  12. Alguem sabe o telefone do Projeto Tamar em João Pessoa ? quero levar meus alunos lá.

    ResponderExcluir