domingo, 7 de fevereiro de 2010

A união entre os pássaros


O VÔO EM “V”

O vôo dos gansos canadenses é um exemplo de trabalho em conjunto. Seguem-se as informações das observações registradas nas pesquisas:

1º] Nas corridas de automóvel vemos os narradores falarem o tempo todo em "pegar o vácuo". Os pássaros, na chamada "Formação em Delta" formam aquela figura para melhor cortar melhor o ar. Assim o vôo demanda menos energia do grupo, apesar de o primeiro pássaro se cansar mais. As esquadrílhas de aviões de caça também voam nessa formação para poupar combustível.

2º] Com a menor resistência do ar, as aves [e também os aviões e os carros de corrida] conseguem uma velocidade maior e uma autonomia de vôo maior devido a ter que fazer menos paradas para reabastecimento [no caso dos pássaros, comer]

3º] Existe um sincronismo perfeito no revezamento da ave batedora [a 1ª na ponta da flecha]. Quando a 1ª ave se cansa, ela passa para o final da formação e assume a ponta intercaladamente uma ave da esquerda e depois uma da direita e assim por diante. O incrível observado é que elas não erram neste revezamento. A sincronia é perfeita, ou seja, não existe nenhum espertinho na turma querendo levar vantagem.

4º] Nesta você não vai acreditar: Os outros gansos grasnam o tempo todo enquanto voam numa nítida atitude de incentivo para que a ave batedora, a que está na frente não desanime enquanto voa na posição mais desconfortável e cansativa. Isso é que é motivação para o sucesso da equipe!!!

5º] Quando um deles se sente mal, sai da formação, e pasmem: um deles( ou mais) o acompanha até chegarem ao chão!

5º] Tal como a maioria dos modelos de aviões são inspirados em pássaros e peixes, a Formação em Delta foi copiada das aves migratórias pelos nossos aviadores.

Mas o mais importante nessa formação, é A UNIÃO, não só com os gansos, mas com vários tipos de aves! E cito aqui como exemplo, para que façamos assim no dia a dia!
Esta formação, como está explicada acima, envolve solidariedade, compaixão e muito amor, em torno de um objetivo comum. Será que atualmente agimos assim?
Mais uma vez animais são exemplo para o MAIOR E MELHOR CÉREBRO DO PLANETA: o Homo sapiens.

2 comentários:

  1. Minha amiga, que maravilhoso!!!

    Nossa, eu chego a me emocionar mesmo, pois não canso de dizer e admirar: como a nossa Mãe Natureza é perfeita!!!!!!!!!!!!
    Coisa mais linda e emocionante!
    Olha o "espírito de equipe", que exemplo ao ser "humano", e quantas lições podemos tirar deste maravilhoso vôo!!!

    É Deus, O Sagrado, manifesto na Natureza. Sim, Pois ELE é o Todo, que está em Tudo!
    Inclusive "dentro" de cada um de nós.
    Pena mesmo, é que ainda a maior parte das pessoas, não tenham despertado para isso.

    Perfeito amiga, de fato temos muitas lições de amor, solidariedade, fraternidade, .. para aprendermos com os animais.

    Que benção de post.
    Parabéns amiga!

    Beijos em teu coração, direto do meu ♥

    ResponderExcluir
  2. Su, essa história é de emocionar...

    Ao ler essa história real de amor e solidariedade me faz pensar no "SER" humano... Como complicamos a vida né? Ela é tão simples, tão gostosa...

    A natureza e os animais tem muito a nos ensinar e muito mesmo... Mas olha só Sueli, esse texto me lembrou de uma história que aconteceu com pessoas... Ouve só:

    Há alguns anos, nas Olimpíadas Especiais de Seatle, nove participante, todos com deficiência física ou mental, alinharam-se para a largada da corrida de 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Todos, com exceção de um garoto que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles.

    Uma das meninas com Síndrome de Down, ajoelhou-se, deu um beijo no rosto do garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar".

    E... TODOS OS NOVE COMPETIDORES DERAM OS BRAÇOS E ANDARAM JUNTOS ATÉ A LINHA DA CHEGADA!

    O estádio inteiro levantou-se para aplaudí-los durante incontáveis minutos. E as pessoas que estavam ali naquele dia, continuam a repetir essa história até os dias atuais. Os atletas eram deficientes mentais, mas com certeza Sueli, não eram deficidentes da sensibilidade, cooperação, espírito de equipe (como as aves do texto). Mas, por quê? Porque la fundo minha amiga, todos nós sabemos que o que importa nessa vida é algo mais do que simplesmente ganhar sozinho. O que mais importa é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso. Essa é a Essência, a verdadeira Essência do bem viver e do bem querer...

    Su, olhemos sempre para trás, ao nosso redor e vamos dar as mãos como a história real das olimpíadas de Seatle ou a das aves, para que possamos todos juntos alcançar os resultados esperados...

    (Já vi que uma paulista ai, chegou na minha frente, mas veja só, não conte á ela, mas também a amo muito e respeito e sua busca)

    Bjus em teu lindo coração e parabéns pela sensibilidade!

    20/02/10

    ResponderExcluir