quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os telhados brancos...


-----Tinta branca nos telhados!
Uma campanha contra o aquecimento global: Tinta branca nos telhados!

”One degree less” (Um grau a menos!) é o nome da campanha do Green Building Council Brasil e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de pintar os seus telhados. Pintar os telhados? É isso mesmo. A campanha incentiva e pede para que todos os telhados e tetos das grandes cidades sejam pintados de branco para diminuir os efeitos do aquecimento global.
Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados.A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de CO2 a cada 100m2. O telhado branco reflete mais a luz solar e absorve menos calor.

Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano. Isso significaria tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo!
Texto enviado por janete. Obrigada amiga!

Em minha opinião, eis aqui mais uma maneira de diminuir os péssimos momentos pelos quais passa nosso planeta (NOSSA CASA).
A mídia tem divulgado (em bons programas),nas Escolas, eu mesma falei sobre Meio Ambiente, durante anos, e aqui tenho postado sempre 'maneiras' de diminuir a Crise ambiental. Mas, da teoria à prática vai uma longa e 'incurável' distância.
As pessoas entendem, não são 'processos caros', mas sempre pensam :
'Quando acontecer algo, já não estarei vivo(a)'!
Quanto egoísmo, e quanta 'desinformação'!
Já existe PAÍS, que se situa em ilha onde o mar subiu tanto, que os moradores vão ter que abandonar suas casas, e mudar para outro local...e lá recomeçarem suas vidas. UM PAÍS! Tudo devido ao...AQUECIMENTO GLOBAL.
Mas como sempre digo, vou continuar colocando aqui, e fazendo na prática, o que eu posso.
Obrigada aos que têm amor ao seu planeta, e às gerações futuras, e colocam em prática o que ouvem, lêm, ou recebem textos de 'alerta' até por email, e se preocupam em divulgá-lo.

2 comentários:

  1. Elizabeth Ribeiro do Val1 de julho de 2009 às 20:50

    Òtima esta campanha, O Telhado de minha churrasqueira será branco. É incrível a resistência que encontro nos profissionais da construção para mudar coisas tradicionalmente feitas.Quando procurei fazer captação da água de chuva não consegui profissional que fizesse. Tenho uma área de quase 200m² de área livre e várias pessoas me recriminam por eu não colocar piso,acham mais prático do que cuidar de jardim, gramado... Todos os motivos que dou são "papo de ecologista"... É urgente que se coloque cadeira de ecologia nas escolas. O planeta está morrendo mas parece que não há um real interesse em ver...

    ResponderExcluir
  2. Segundo o Coordenador do Mestrado de Gestão Ambiental da Universidade Positivo, professor Maurício Dziedzic a teoria do norte-americano tem fundamento porque corpos escuros absorvem radiação e os claros refletem. Também concorda que uma edificação com telhado branco esquenta menos em dias quentes evitando assim o uso de ar-condicionado economizando também energia elétrica.

    ResponderExcluir