sexta-feira, 10 de julho de 2009

A cultura do saco plástico



Mais uma vez minha amiga Janete ,uma educadora que se preocupa com o que é sério no País, trabalha, e é responsável, como todos os que lerem ou não ,a proposta aqui descrita, vem me trazer a idéia para esta postagem. Obrigada amiga!

"A cultura do saco plástico está profundamente enraizada na sociedade brasileira. "

Mesmo sabendo que estes indesejáveis sacos de supermercado, drogarias e praticamente todo o comécio varejista causam enorme impacto no meio ambiente, o brasileiro segue consumindo números inaceitáveis deste utensílio.

A grande maioria das sacolas plásticas disponíveis em supermercados brasileiros são feitas de resina sintética originadas do petróleo, não são biodegradáveis e podem levar centenas de anos para se decompor. Nos mares, além de enfeiar a paisagem, podem matar animais como tartarugas, que são vítimas frequentes pois confundem o material com as medusas, sua presa natural.

MINHA OPINIÃO:
Não muito antigamente,sempre eram feitas as compras em Mercados, Feiras, Lojas, etc com a 'famosa sacola' separada e lavada para compras.
Nos dias atuais, com o aumento 'do consumo', e obviamente de 'pessoas' no Planeta, todos vão a Supermercados e estes começaram a cultura dos sacos plásticos. E o consumidor aderiu, claro. Mais fácil de carregar 'mais coisas compradas', até chegar ao cúmulo de COMPRAR UM SAQUINHO COM 6 PÃEZINHOS, LEVANDO PARA CASA MAIS UM SACO PLÁSTICO...
Ignorância das pessoas?
NÃO! Isto é divulgado na Mídia.
As crianças e adolescentes não aprendem nas Escolas?
Aprendem sim.
Só que APRENDER alguma coisa, é UM EXERCÍCIO DIÁRIO, QUE ACABA CRIANDO HÁBITOS, E FORMANDO O CARÁTER DE UM SER HUMANO...
Novamente vem a desculpa: O GOVERNO É RESPONSÁVEL, ETC.
Os responsáveis somos nós,que por preguiça, não exigimos nada, não questinamos nada.
Tenho um bom exemplo em minha cidade. Uma videoteca, colocou à disposição uma sacola retornável para os clientes. Quem não leva sacola retornável(qualquer uma)PAGA O SACO PLÁSTICO.
No início, reclamação, boicote etc., mas aos poucos TODOS aderiram. Ninguém mais leva um filme em saco plástico. E se nos Mercados usassem medidas semelhantes? Não iria 'acabar com o saquinho ', 'mas uma gota faz falta ao Oceano'.

Mas o que tem a ver a tartaruga que come plástico comigo?
Nós vivemos em uma CADEIA ALIMENTAR. Se faltam 'determinados animais' aumentam outros, e há um desequilíbrio ENORME no Palneta. Quem vai pagar a conta disso? NÓS MESMOS!Que precisamos COMER!!!!!!!!!!!

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive."

Um comentário:

  1. O inglês Alexander Parkes inventou o primeiro plástico em 1862, e desde então, a PLASTICOMANIA tem tomado conta do planeta. Esse material sintético trouxe lucros aos comerciantes, reduzindo custos e alimentando a sanha consumista na era da civilização, moderna e pós moderna. Mas os gigantescos prejuízos causados pelo derrame indiscriminado de plásticos na natureza, tornou o consumidor um colaborador passivo de um desastre ambiental de grandes proporções.
    É preciso com urgência declarar guerra contra a PLASTICOMANIA e clamar contra a omissão e ausência de uma legislação específica. Até quando isso vai continuar? Façamos a nossa parte como filhos do planeta e do universo.

    ResponderExcluir