terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Lixo nas praias

Todo verão é sempre a mesma coisa… sol forte significa praia lotada… e quanto mais gente aparece na praia, mais lixo se vê na areia e na água. Agora eu pergunto…

 O que dois turistas encontram numa praia em 15 minutos de caminhada? A resposta é isto: Quatro sacos de lixo: garrafas, latas de alumínio, embalagens de picolé, de biscoito, potinhos de açaí, e muitos copos plásticos!

 Ah! E sabe os sacos plásticos que estão o lixo? Encontramos na própria praia, pelo caminho… Que ironia! Limpamos menos de 1 km da praia com o próprio lixo que foi largado na areia. É sério… isso tudo foi encontrado em 15 minutos andando pela beira da água.

As Prefeituras podem incentivar os comerciantes que têm barraquinha na areia a catar o lixo que encontram em volta, premiando aqueles que aparecerem com o saco mais cheio. Ou colocar voluntários para fazer uma pequena limpeza durante o dia, motivando as pessoas a levarem um saco plástico para guardar o seu lixo. Ou fazer passeatas, stands de informação, colocar placas e lixeiras perto do calcadão…

 Qualquer iniciativa é válida, o que não pode é deixar de lado. A grande consequência do lixo nas águas é a formação de grandes depósitos de lixo no oceano, e em praias desertas.

  • Vamos cooperar pessoal! Jogue lixo no lixo!!

2 comentários:

  1. Almada, quando o povo vai aprender que lixo é no lixo?
    Tantas campanhas são feitas e nada de tomarem consciência, é triste e vergonhoso ver as praias assim.

    Feliz Natal!!!

    Almada, mudei meu face, te achei, mas não tem como te mandar solicitação de amizade, então mandei duas mensagens.
    Meu novo "nick" está como Majoli Machado, ok?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Aumentam as pessoas e a consciência diminui.
    Feliz Natal. Bjs almada

    ResponderExcluir