segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Canção das Dunas

Desde sempre os exploradores escreveram histórias sobre os estranhos sons que se ouvem no deserto.

Marco Polo questionou-se e fez registros sobre o mesmo fenômeno ao qual assistiu no deserto de Góbi (na China). Stéphane Douady do Conselho de Pesquisa Nacional Francês e os seus colaboradores acreditam que o som provém da sincronização do movimento dos grãos de areia quando passam uns sobre os outros.

Para este estudo, levaram areia do Sahara da zona de Marrocos, para o laboratório para a testarem. Conseguiram gerar sons através do empurrão simultâneo de grãos de areia com a mão ou com uma lâmina de metal; o que significa que os sons não têm a ver com a duna e sim com o movimento dos grãos de areia. Quando os grãos estão em avalanche chocam-se uns contra os outros a diferentes frequências e criam ondas na superfície da areia. As ondas aumentam e fazem com que a superfície inteira vibre. Uma superfície de dois a três centímetros é suficiente para produzir o fenômeno de ressonância. Os grãos de areia têm que movimentar-se a mais de 0,45 m/s para emitir sons.

 Estes sons podem ser ouvidos a uma dezena de quilômetros. Neste vídeo Stéphane Douady mostra-nos a canção das dunas (em Marrocos). Diferentes sons são produzidos através do movimento das areias ao serem deslocadas com a mão, o pé ou em avalanche. \vejam que lindo o som que a natureza proporciona!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário