terça-feira, 30 de outubro de 2012

Einstein-ator de TV

Não é só no Brasil, que a Educação vai mal. Um levantamento feito por uma empresa britânica mostra que um terço de alunos de escolas primárias acredita que Albert Einstein é uma celebridade da televisão. Cerca de 29% dos entrevistados acreditam ter visto o cientista - que morreu em 1955 - recentemente em programas de reality show do Reino Unido, como The X Factor e Britain's Got Talent.

 Segundo o jornal britânico Daily Mail, muitas crianças não conseguiram identificar grandes cientistas ou suas famosas descobertas. Mais de um terço de alunos entre 11 e 14 anos não sabia que Isaac Newton descobriu a gravidade, mesmo que o assunto esteja no currículo da escola. Enquanto isso, 6% dos jovens pensou que a cantora e jurada do programa "X Factor " Tulisa Contostavlos criou a penicilina, enquanto milhões de crianças acreditam que o rapper Professor Green é, de fato, um acadêmico.

 Não suficiente, 35% de crianças com cinco anos de idade pensam que o prefeito de Londres, Boris Johnson, descobriu a gravidade; e um em cinco jovens acha que o jogador do time de futebol Manchester United, Wayne Rooney, é um cientista. E falando em cientista, Stephen Hawkins, para 22% dos pequenos entrevistados de oito anos, é um cabelereiro. Em contradição, a maioria das crianças que participou da pesquisa (68%) pode identificar Mark Zuckerberg como o criador do Facebook, mesmo que uma parcela de 22% acreditasse que o inventor da página de relacionamentos foi Thomas Edison.

 Segundo a pesquisa, mesmo que as crianças passem uma média de 17 horas e 34 minutos na frente da televisão, 45% não sabe que o aparelho foi inventado por John Logie Baird. "Temos que abrir os olhos após descobrir que as crianças de hoje sabem mais sobre Mark Zuckerberg do que homens e mulheres que fizeram descobertas importantes e invenções que revolucionaram o mundo moderno", afirmou um dos pesquisadores da Haier, Jeff Moody.

 Naõ é à toa que o mundo está destinado a ser um Circo de interesses mundiais! As crianças e adolescentes, cada vez mais , com toda a tecnologia que está por aí, deveriam ser os protagonistas de um mundo melhor em todos os sentidos.

 Mas pelo visto, vai acontecer o inverso. Os seres humanos, no futuro, ficarão mais “robotizados” do que já estão.

 Como disse Einstein: “Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.” 







3 comentários:

  1. Maravilhoso texto explicativo esse almada.
    Simplesmente vergonhoso isso tudo, que falta de informação sobre os grandes e importantes nomes da história.
    Fiquei pasma!!!

    E coitado do Albert Einstein, sendo ator e nem sabia...rsrs.

    Beijão almada.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Janete-pedagoga

    Amiga!
    Para nos pedagogos essa é uma triste constatação, partimos do princípio que todos tem condições de aprender.
    A desconstruir o problema exige mudanças. As causas do fracasso escolar, como todos sabemos, envolvem fatores que vão desde o aluno, a família e suas condições sócio-economicas e culturais, passando pela escola, pelo sistema escolar, pelo governo e também pela valorização dos professores.
    Para resumir vou usar as palavras de Isaque Alves com as quais me identifico:
    "A educação sem a conscientização não é absorvida de forma a satisfatória e tende a entrar em colapso com o passar do tempo". I

    ResponderExcluir
  3. o facebook é comparado à lampada, essa foi boa. Parece que os cientistas vão mudando...Esses dias vi na escolinha do professor Raimundo que passa no canal viva que a lampada foi criada por Tomas Edson em 1879, pretendo não esquecer disso aiaiaia. Gostei da postagem proff!

    ResponderExcluir