sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O alegre e forte beija-flor


Acasalamento no ar?

Provavelmente, a parte mais fascinante do ritual de acasalamento é a atividade inicial da corte. Os machos voam por um período de tempo considerável para impressionar as fêmeas. Ele dança, canta e, além disso, faz o que chamamos de mergulho da corte, um espetáculo um tanto assustador, mas que, aparentemente, tem influência sobre as fêmeas. Voando até 18 metros no ar, o macho faz um arco repentinamente e mergulha, indo direto para a fêmea.
[fonte: World of Hummingbirds (em inglês)].

Quando está a poucos centímetros da cabeça da fêmea - ainda em alta velocidade - ele sobe a uma altura de 18 metros e começa tudo de novo. Quando a fêmea já está bastante impressionada com o mergulho, ela vai esperar o macho no galho.

O acasalamento é nas árvores e não no ar. As fêmeas são exigentes em relação a seus parceiros. Às vezes, pode chegar a ser uma competição. Os machos são conhecidos por se reunirem e fazerem serenatas a uma fêmea, cada um tentando ganhar sua atenção.
Quando ela se mostra interessada por um deles, o escolhido começa o mergulho da corte ou qualquer outra dança pelo ar e os demais pássaros desistem e vão embora.

Eu protegi o teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor 
Não responda nunca, meu amor 
Pra qualquer um na rua, Beija-flor        

Cazuza 




Um comentário:

  1. que coisa mais linda!! que emoção proff!!
    inefável essa experiência vou passar adiante!!!uau!!

    ResponderExcluir