terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lixo em 2012 aumentou...

Após a festa de ano novo, a Praia de Copacabana amanheceu castigada, tanto pelo tempo chuvoso quanto pela quantidade assustadora de lixo que foi deixada para trás. O trabalho árduo dos garis começou às 5h da manhã, assim que o dia clareou. Foram recolhidas 370 toneladas de resíduos, um aumento de 25% em relação ao ano passado.
O público, estimado pela Polícia Militar em pelo menos dois milhões de pessoas, não atendeu aos pedidos das autoridades para que levassem seus sacos plásticos e recolhessem seu próprio lixo. Lixeiras estavam espalhadas pela orla, porém, houve quem alegasse que eram poucas unidades e que, as que tinham, estavam todas cheias. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, a maioria dos 1.645 atendimentos realizados entre as 17h do dia 31 dezembro e as 5h30m do dia 1º de janeiro nos sete postos médicos montados na orla de Copacabana foram por cortes nos pés e nas pernas ou intoxicação alcoólica.
Na areia, que mais parecia um camping devido a grande quantidade de barracas e tendas espalhadas, as pessoas pareciam não se importar em dividir o mesmo espaço com a sujeira. Com a chuva e a maré subindo, o lixo era levado para a água. Dentro do mar, garrafas, latas e plásticos se misturavam a flores oferecidas para Iemanjá.
Em toda a cidade, a Comlurb recolheu 645 toneladas de lixo em toda orla da cidade após a festa da virada, um aumento de 6% com relação a 2011, quando o volume de lixo retirado das praias foi de 610 toneladas. A Comlurb mobilizou 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos para limpeza da orla.

Em todo o litoral brasileiro foi a mesma coisa. Um absurdo!!! Hoje em dia , as mesmas pessoas que fazem isso, falam que quando há enchente, suas casas alagam porque os ‘bueiros’ entopem. É lixo atirado nas ruas diariamente. Os garis retiram e vem o lixo novamente. 
Precisamos ,urgentemente, repensar o que estamos fazendo em nossas praias e ruas. Talvez comece pela nossa casa.Sustentabilidade, começa por nós!!!! 

3 comentários:

  1. Almada, um absurdo esse crescimento todo de lixo em uma dia que a alegria teria que estar acompanhada de educação, de princípios.
    Penso eu, que pessoas que assim agem, não devem ter cuidado nem em sua própria casa, deve ser lixo pra todo lado.

    Concordo, sustentabilidade começa por nós, aí sim ela poderá se estender por todo o universo.

    Beijos almada.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo lamentável sim Sueli querida, é preocupante que em apenas um único dia do ano e em um só ponto do planeta, tamanha quantidade de lixo tenha sido produzida pelo homem.
    Nem digo ''recolhida'', pois com certeza nem tudo que foi jogado foi recolhido, principalmente o que infelizmente foi ao mar, onde além de poluir irá prejudicar os mais diversos tipos de vida marinha.

    Realmente entra ano e sai ano, e tem coisas que simplesmente não alteram.
    Mas, um despertar de consciência hoje, é algo extremamente necessário e praticamente inevitável.
    o futuro de nosso planeta e o que veremos em 2012 e além, não depende de profecias mas sim, da atitude que cada um de nós vai tomar perante o mundo e perante uns aos outros tb.

    Consciência é a resposta.

    Beijos no coração minha querida, direto do meu!!

    ResponderExcluir
  3. Coisa chata e lamentável hein?
    Realmente, esse é o tipo de notícia que me entristece. Estamos machucando seriamente nossa 'mãe'... nossa fonte de vida.

    Como bem diz a amiga Luciana, está mais do que na hora de despertar. Precisamos urgentemente mudar de postura e comportamento.
    Nossas crianças são vítimas vulneráveis de tudo isso.

    Mas continuo dizendo Luciana que, consciência todos tem amada... todo mundo fala disso o que realmente esta faltando é procedimento atitudinal. Os órgãos competentes também tem que fazer a parte que lhes cabe.

    BjO amiga...

    ResponderExcluir