segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A rua mais bonita do mundo



Imagens fizeram a volta ao mundo pela internet mostrando um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, mostrando a rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, RS ,o que lhe rendeu a fama de ser "a mais bonita do mundo".

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar.
Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o "túnel de árvores" se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

É claro que existem ruas lindíssimas no sentido de preservação das árvores. Mas esta é realmente fantástica como seus moradores.Tomara que nada derrube estas árvores.



6 comentários:

  1. bhá vou ter que conhecer essa rua, se bem que acho que já passei por ali mas não estou unindo o nome à rua hehehe, show de postagem Su, matando a saudade da terrinha né proff! legal o vídeo

    ResponderExcluir
  2. Vivi, tu acreditas que eu acho que conheço esta rua que dizem ficar entre Floresta e Independência,mas não sabia o nome.
    Quando for a POA, vou lá ver, claro!
    Apesar de que ano passado, fiquei impressionada com uma rua na Independência que tem jacarandás centenários, e floridos fica lindo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A rua Gonçalo de Carvalho faz a divisa entre os bairros Floresta e Independência.
    Na realidade a matéria da Folha não deixou claro o problema enfrentado em 2005/2006. Na ocasião o Shopping já existia, mas tentaram construir um edifício-garagem de 7 andares no Shopping, com a desculpa de construírem também uma Sala Sinfônica da OSPA no local. Mas queriam que toda a saída de carros do Shopping fosse feita pela Gonçalo, logo pretendiam asfaltar a rua e retirar parte das árvores. Então começou a luta contra a obra...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela informação. Adorei saber disso. E a meu ver , já considerava vocês lutadores, agora fico mais satisfeita ainda, porque esta luta ecológica foi mais contundente.
    PARABÉNS A VOCÊS. MAIS ME ORGULHO EM SER GAÚCHA, APESAR DE MORAR EM SANTA CATARINA.
    GOSTARIA QUE ME CONTASSEM, SE SOUBESSEM ,ALGO MAIS A RESPEITO , DESTA LINDA RUA DA CAPITAL DOS GAÚCHOS.UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Puxa ainda bem que os moradores da rua ganharam essa luta, imagina só acabar com o patrimônio vivo da beleza da rua!! \o/

    ResponderExcluir
  6. Mais informações sobre a luta em defesa das árvores da Gonçalo em nosso Blog e aqui:
    http://poavive.wordpress.com/rua-mais-bonita-do-mundo/
    http://sombra-verde.blogspot.com/2011/09/facam-da-vossa-rua-rua-mais-bonita-do.html
    http://sombra-verde.blogspot.com/2011/07/eu-sou-de-porto-alegre.html

    ResponderExcluir