sábado, 17 de setembro de 2011

O boto cor-de-rosa


A lenda do boto cor-de-rosa conta que em noites de lua cheia, quando está próximo do começo das festas juninas, o boto cor-de-rosa sai do rio Amazonas e transforma-se em metade homem.
Um detalhe: a metade homem do boto é muito atraente.
Assim sendo o boto cor-de-rosa vai para as comunidades ribeirinhas e seduz a moça mais bonita que encontrar.
Ele leva-a para a margem do rio Amazonas e a engravida. Depois disto, o boto volta à sua forma puramente animal e a moça retorna à aldeia “prenha”.
Por este motivo as pessoas quem moram em comunidades próximas aos rios onde habitam botos cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida. Acredita-se também que algumas pessoas que comem a carne do boto ficam loucas.

Sobre o boto cor-de-rosa
Com um peso que chega a 200 quilos e até 2,5 metros de comprimento, o boto amazônico é a maior das quatro espécies conhecidas de golfinhos fluviais. As outras vivem nos rios Ganges (Índia), Indo (Paquistão), Yang-tsé (China) e da Prata (entre a Argentina e o Uruguai). Todos eles são parecidos, mas as quatro espécies não pertencem à mesma família.
Atenção: os golfinhos que vivem em RIOS, são semelhantes aos botos. Os que vivem no MAR, tiveram uma evolução (adaptação) com o decorrer dos anos, por isso, são diferentes.



3 comentários:

  1. aH Que coisa querida o boto rosa professora! o vídeo é lindo. Quero ir pro Amazonas pra encontrar esse homem metade boto, prefiro que ele seja boto na parte de cima, rende mais hahuahhahaa...
    Showww de postagem Su!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, a metade de baixo deve ser mais interessante e...produtiva né Vivi? kkkkkkkkkkkk
    Vai lá para o Amazonas...prá testar...kkk
    Bjão amore!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante essa lenda Su... e é uma das lendas que mais fascina os alunos.

    hahahaaaa, acho que vou pra la ver se acho um pra mim tambémmmmmmmm... aff... rsrsrsrs

    Brincadeiras a parte, que lindo esse vídeo, de uma sensibilidade tocante. Grande Guilherme Arantes... um legado essa música.

    Linda essa postagem Su.. BjOo amada.

    ResponderExcluir