sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A maior borboleta do mundo


A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing. Pode ser encontrada apenas numa pequena área das florestas tropicais ao norte da Papua Nova Guiné.

Além de grande é uma das mais raras borboletas que existe, estando atualmente ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat natural.

Os machos e as fêmeas são bem diferentes entre si. O macho é menor e mais colorido. A fêmea tem coloração em tons marron e pode alcançar até 31cm da ponta de uma asa à outra e pesar até 12g.

Pela sua raridade e tamanho, a espécie atinge um alto preço no mercado negro chegando a valer milhares de dólares cada exemplar. Ainda assim, a maior ameaça continua sendo a destruição do meio ambiente.
Proteger a Birdwing

Em 1968 entrou em vigor leis protegendo sete espécies de borboletas birdwing encontrados em Papua Nova Guiné, tornando a cobrança ou exportação de espécimes selvagens ilegal . Desde o final dos anos 1970, o governo da PNG apoiou um programa para aumentar as borboletas para exportação .

Que absurdo exportar por dinheiro esta preciosa borboleta, além de destruírem seu habitat, visto que está em extinção! Quanta ganância!

Um comentário:

  1. Nossa, queria ver uma borboleta assim. é uma hipérbole da natureza. Muito legal, nada ver vender esse bichinho mesmo!!

    ResponderExcluir