segunda-feira, 4 de abril de 2011

Por que os icebergs são azuis?



Por que os icebergs são azuis?

A luz é refletida em quase sua totalidade (luz branca) no espaço entre o gelo e o ar. Para que seja visível, qualquer objeto precisa refletir pelo menos parte do espectro luminoso. No caso da neve e do gelo, as milhares de bolhas de ar presentes no seu interior refletem a luz quase que integralmente, conferindo seu aspecto branco. Nos icebergs e glaciares, conforme o gelo vai se comprimindo, as bolhas de ar vão sendo expelidas, aumentando a densidade do gelo.

A ligação entre oxigênio e hidrogênio da água é excelente para absorver o espectro amarelo e vermelho, mas absorve mal o espectro azul da luz - o gelo absorve o espectro vermelho de forma até seis vezes mais eficiente do que consegue absorver o espectro azul.

Quanto maior for a área de gelo atravessada pela luz, menos vermelho sobrará e, portanto, mais profundo será o tom de azul observado. Espessuras inferiores a um metro geralmente refletem quantidade suficiente de outras faixas do espectro luminoso para que continuem tendo aparência branca. "Somente quando a luz atravessa cerca de um metro é que começamos a observar tons azuis no gelo".





Icebergs vermelhos e verdes

Apesar da beleza intensa dos icebergs azuis, mais curiosos são icebergs vermelhos. Muitas vezes a vermelhidão é notada em parte do iceberg apenas, ou ainda aparece na forma de listras, deixando o iceberg com um padrão estilo zebra.

A explicação para a coloração vermelha tem a ver com a formação do bloco de gelo, geralmente em área com muitos sedimentos ricos em ferro, que ficam presos no gelo, conferindo esta coloração pouco usual.

Ainda mais raros são os icebergs verdes. Exuberantes, de coloração verde-garrafa e totalmente translúcidos, são uma fonte de debate até mesmo para cientistas especializados em glaciologia. Pesquisas apontam que condições perfeitas na formação destes icebergs expelem todas as bolhas de oxigênio presentes no gelo e formam zonas de alta pressão extremamente densas e dessalificadas,(sem sal) criando isótopos perfeitos que refletem somente as partes do espectro luminoso que compõem a coloração verde.

LEMBRANDO: A LUZ BRANCA (RAIO DE SOL) É COMPOSTA POR 7 CORES: VERMELHO,
LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E VIOLETA- FÁCIL DE VER NO ARCO-ÍRIS.

3 comentários:

  1. Aplausos, muiiiiiitos!!
    Que deliciosa postagem.
    Quantas curiosidades, aqui satisfeitas.
    Almada, amei, amei e amei.
    Beijos enormes no teu ♥

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do comentário acima: deliciaaaaa de postagem... que deleite tanto para a percepção quanto para o coração... Nesse campo Su, sou suspeita em falar... rsrsrsrsrsrs
    BjOo amadaaaaaa, adorei essa postagem, viu?
    Linda, linda...

    ResponderExcluir
  3. UAU, Demais essa informação, deve parecer uma esmeralda o iceberg verde!! Adorei saber disso!

    ResponderExcluir