quinta-feira, 7 de abril de 2011

A galinha que "virou" galo



Este assunto está sendo comentado por alunos e várias pessoas, que me pediram resposta se é verdade ou não.

Bertie era conhecido como Gertie, uma galinha de um simpático casal inglês… Até que algo aconteceu: seu papo cresceu, sua crista esticou e ela (pausa dramática) começou a cantar (como um galo!). Qual a razão disso?
O casal Jeanette e Jim Howard tem uma criação de galinhas no condado de Cambridgeshire, Inglaterra. Uma certa galinha começou a agir de forma diferente das outras: parou de botar ovos, ficou mais “forte” e passou a tomar atitudes diferentes de suas amigas.

Por mais estranho que possa parecer, a veterinária Marion Ford lembra que mudança de sexo entre galinhas ocorrem, em média, a cada 10 mil aves. O motivo, segundo estudos, são os fungos nas rações que acabam tendo efeito de hormônios sintéticos.
Delia Richter, médica veterinária do Cromwell Vets, em Hutingdon, explicou que um dano num dos ovários da galinha poderá provocar essa mudança de sexo. “Poderá ser ainda uma galinha, mas, se o ovário do lado esquerdo se lesiona, o do lado direito começa a libertar testosterona. É possível que isso tenha acontecido neste caso”.

Existem peixes fêmeas, que quando chega a época da reprodução, uma delas se transforma em macho para a perpetuação da espécie.

E em tempos que até deputados falam besteira em rede nacional, sempre é bom saber que mudança de sexo é algo natural e que todos merecem o mesmo respeito.

Fonte: eco4planet

Um comentário:

  1. Nossaaa Que interessante!!! até mesmo uma pedra tem identidade. Aprendi mais essa Su! ops, vou parar de comer ração!

    ResponderExcluir