quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A gralha azul


Esta ave linda, divina, é justamente a responsável pela ‘REPRODUÇÃO’ de ARAUCÁRIAS (quase extintas), texto da postagem anterior.
Conclusão:a linda gralha azul também entrou em extinção.

As gralhas-azuis são aves muito inteligentes. Sua comunicação, bastante complexa, consta de pelo menos 14 termos vocais (gritos) bem distintos e significantes. Gregárias, as gralhas-azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados, inclusive com divisão de clãs, bandos estes que se mantêm estáveis por até duas gerações.

No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas das mais altas árvores, preferencialmente na coroa central da araucária, quando lá existente. No ninho feito de gravetos, de cerca de 50 cm de diâmetro, em forma de taça, são postos 4 ovos, em média.

A gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente.
Neste processo, as gralhas-azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.
No folclore do estado do Paraná atribui-se a formação e manutenção das florestas de araucária a este pássaro, como uma missão divina, razão porque as espingardas explodiriam ou negariam fogo quando para elas apontadas. Além disso, a ave, que como dito anteriormente está associada à Mata das Araucárias e sendo o estado famoso pelo bioma, é um dos símbolos do Estado do Paraná, segundo a Lei Estadual n. 7957 de 1984 que a consagra como "ave símbolo" deste estado.

4 comentários:

  1. Ai que lindo, que trabalho cooperativo que a gralha faz, interessante. Aprendi mais essa, maravilhoso post com ares xâmanicos!!

    ResponderExcluir
  2. Tu não aprendes Vivi, tu já 'sabes' tudinho...rsrsrs
    Bjão amore!

    ResponderExcluir
  3. Legal gostei, mas fale mais sobre como ela entrou em extinção?

    ResponderExcluir
  4. Na postagem fala o motivo da extinção. Justamente PELA DIMINUIÇÃO DRÁSTICA DA MATA ATLÂNTICA, NO CASO, DAS ARAUCÁRIAS (PINHEIROS) ONDE ESTA AVE TEM SUA FUNÇÃO REPRODUTORA.
    ELA É ADAPTADA PARA ISSO...
    O PINHÃO É SEU ALIMENTO. PODE SER QUE ELA MIGRE E VENHA A ESCOLHER OUTRO TIPO DE VEGETAL PARA SUA ALIMENTAÇÃO, MAS POR ENQUANTO, 'SEM COMIDA, SEM AVE'.OK?

    ResponderExcluir