quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aurora boreal



Aurora boreal foi vista recentemente na Noruega.

Auroras boreais acontecem no hemisfério norte. Nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos.

No hemisfério sul, chamam-se auroras austrais.

A aurora existe pela colisão de partículas do Sol com moléculas de átomos da atmosfera terrestre. E foi o céu Noruega o palco do espetáculo de imagens provocadas por este encontro.

O nome foi batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte ,nome mais comum entre os escandinavos.

A aurora boreal iluminou várias regiões da Noruega, como a vila Grotfjord e a cidade de Ersfjordbotn.O fenômeno aconteceu depois de explosões na superfície do Sol, que produziu as partículas elétricas, que se dispersaram pelo espaço.
Ao chegarem aos campos magnéticos da Terra, algumas delas ficaram presas e, em conseqüência, se chocaram com gases da atmosfera. A luminosidade vista por visitantes e nativos iluminou os céus da Noruega.

Mitos e lendas a respeito:

Não deve ser uma surpresa que a famosa aurora boreal tenha dado origem a muitas lendas. Nos tambores dos xamãs sami, há símbolos da aurora boreal, e o fenômeno tem vários nomes na língua sami, um deles sendo Gouvssahas, que significa “luz que pode ser ouvida”. Tradicionalmente, o povo sami associa a aurora boreal a sensações sonoras.

Para os vikings, a aurora boreal era a armadura brilhante das valquírias, e, de acordo com uma lenda japonesa, a concepção de um filho sob a aurora boreal trará sorte.

É creditada como uma referência às auroras uma citação bíblica do livro de Ezequiel:

“Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo que emitia de contínuo labaredas, e um resplendor ao redor dela; e do meio do fogo saía uma coisa como o brilho de âmbar.”

Mais um fenômeno natural de rara beleza!

2 comentários:

  1. Poder vivenciar essas maravilhas divinas que a natureza nos proporciona, faz com que nossos sonhos mais íntimos sejam possíveis de serem alcançados. As cores são relaxantes, o universo é quilibrio. A busca pela paz interior, o equilibrio na vida são fases de uma evolução pessoal de cada ser humano. Saber apreciar as belezas naturais e respeita-las faz com qeu nosso mundo seja mais saúdavel todos os dias mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Helenice querida! Lindo comentário! Escreves tudo!Obrigada por compreender este nosso Universo tão necessitado de pessoas como tu, que apreciam a natureza, e sabe que é por aí que teremos a paz interior.
    Conto com tua presença sempre aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir