sábado, 2 de outubro de 2010

Caneca ou copo plástico?


Levar uma caneca para o trabalho e utilizá-la para beber água, chá ou café permite economizar uma média de 3 copos plásticos por dia, por pessoa. Isto significa mais de 700 copos por ano. Acha pouco?
Multiplicamos isto pelos trabalhadores registrados no país, estimados em 21,8 milhões de pessoas pelo IBGE, e teremos então 15,26 bilhões de copos economizados em um ano!
Esta economia inclui ainda matéria-prima, gastos de água, energia e combustíveis para produzir e transportar os descartáveis até seus pontos de venda e até os locais onde serão consumidos.
Além disto, livrará os aterros de um material que não se decompõe e que não atrai empresas de reciclagem, porque seu recolhimento e derretimento para reaproveitar sua resina plástica saem mais caro do que o valor da resina virgem.
Ainda não se convenceu? Estudos científicos também mostram que os ftalatos (produtos adicionados à resina plástica para deixá-la flexível) desprendem substâncias tóxicas, constantemente. Isto ainda se intensifica quando o plástico entra em contato com calor - como no caso de bebidas quentes.
Usar uma caneca, ou copo de vidro, portanto, traz muitas vantagens, tanto para quem o faz, quanto para o planeta. É preciso lavá-los? Sim, mas se lavar sem desperdício de água e com sabão neutro, tudo bem. A água utilizada pode facilmente ser tratada e, voltar ao seu ciclo natural. De qualquer forma, sua quantidade é bem inferior à água utilizada na cadeia produtiva dos descartáveis, que inicia na extração de petróleo e termina em aterros ou lixões, na melhor das hipóteses.

2 comentários:

  1. Oi amada, que interessante essa sua postagem.
    Passarei a levar minha caneca que tanto gosto para o trabalho, excelente explicação sua.
    Te linkei lá no Rabiscos e vi que estou linkada aqui também, agradeço de coração.
    Beijos enormes no teu lindo coração.

    ResponderExcluir
  2. Majoli querida! Adoro o teu blog, e a pessoa maravilhosa que és.
    Que bom estares aproveitando estas postagens, assim como me delicio lendo tuas poesias!
    Bjs neste enorme coração!

    ResponderExcluir