sábado, 20 de março de 2010

22 de março- Dia Mundial da Água



Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. Já existem populações sofrendo com a falta de água potável.
O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta.
Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.



O aqüífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. O mesmo é situado na região centro-leste da América do Sul, se estendendo pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e pela Argentina. É no Brasil que se localiza a maior parte do aqüífero, integrando o território de oito Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Seu nome é uma homenagem à tribo Guarani, uma das maiores etnias indígenas nas Américas. O aqüífero Guarani se formou por meio de processos fluviais e eólicos nos períodos Triássico e Jurássico. Estima-se que suas águas somam cerca de 45.000 Km³, o suficiente para abastecer mais de 360 milhões de pessoas, o que equivale ao dobro da população brasileira. Além disso, sua capacidade natural de recarga é de 160 km³ por ano.


Minha homenagem à água este recurso natural INDISPENSÁVEL À VIDA DO PLANETA E DE TUDO QUE NELE EXISTE:


Águas da terra...
águas de março...
água dos rios...
águas da fonte...
que carrega a energia
de onde surge até o ser.
de noite, de dia...
segue o horizonte.
água que guarda
ou transporta a vida
água doce...
água florida
salgada...
ou refletida.
que circunda a terra...
que permite a vida
vem com os ventos do sul...
ou com os ventos do norte.
lava o tempo...
leva a semente.
límpida...
transparente.
transportando a luz,
saciando a sede
e ainda,
acalmando a mente.

Têre Zagonel

4 comentários:

  1. Aprendi um monte de coisas novas que nem sabia..Muito interessante Su, o aqüífero Guarani nos salvará. O Brasil é o máximo, ô país abençoado. Esse artigo é o resumo de toda vida! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, minha querida Su.
    Estou dando uma navegada rápida para ver as novidades e para pedir desculpas pela minha ausência nos comentários das tuas últimas postagens. mas tenho sempre lido tudinho e amado cada palavra, saio daqui sempre mais culta do que quando entrei.
    Quero te parabenizar pelo dia do blogueiro e te pedir que continues escrevendo e postando,todas as tuas postagens são extremamente relevantes, para continuarás contribuindo, como já vens fazendo e muito bem.... para que as pessoas fiquem mais atentas e que façam algo para melhorar o mundo no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Ai Sueli, minha linda! Como é bom ver pessoas comprometidas com o mundo. Sim, amanhã (22/03) é o Dia Mundial da Água, pena que poucas pessoas saibam disso. E nós devemos falar e mostrar as crianças e jovens que elas podem fazer coisas maravilhosas pela Terra. Elas precisam experimentar o sentido de satisfação que acompanha algo correto e bom. Essa é nossa responsabilidade enquanto pais e profºs. Se nada mais realizarmos em nossas vidas, devemos ao menos lhes proporcionar os instrumentos à sua sobrevivência. E em pleno início de século XXI isso signfica dar-lhes a confiança que podem mudar - e salvar o mundo.

    Brilhante a tua esplanação sobre o aqüífero Guarani e sua colocação geográfica... Parabéns professora... rs

    Mas olha só minha amiga, somos privilegiados sim, com certeza. Mas e o os outros países que não possuem esse privilégio? E as regiões da África que se quer tem água potável?


    É minha amiga, amanhã é dia Mundial da Água, pena que, temos muito pouco a se comemorar... Enquanto o homem achar que é dono absoluto do planeta e achar que a água (nosso recurso vital) não vai acabar... estamos fadados a comprometer sem sombra de dúvidas o porvir das futuras gerações.

    Parabéns Su... Vc honra com orgulho a profissão que exercestes. A informação e sua propagação ainda são o melhor caminho para colocarmos fim as tragédias ecológicas.
    Bjus em teu coração!

    ResponderExcluir
  4. Sueli minha querida!

    Há dias que queria vir aqui comentar, mas a correria tá grande rsrs.

    Maravilhoso teu artigo minha amiga, excelente homenagem a este elemento fundamental à nossa existência.
    E de fato temos uma riqueza que infelizmente a maioria dos brasileiros,não se deu conta.

    Todo solo é abençoado claro, mas temos aqui muitas riquezas naturais, jamais vistas em outras partes do mundo. Porém, igualmente à proporção de sua importância, se compara os danos causados à natureza.
    Que possamos agir e preservar ao máximo deste tesouro que 'ainda'temos, e que mais e mais consciências, possam despertar!

    Beijinhos em teu coração minha querida, como sempre direto do teu!

    ps: parabéns pelos artigos Su! Ainda não tive tempo de ver os últimos, mas virei com mais tempo a desfrutar da tua sensibilidade ao compartilhar com todos nós, seus leitores e amigos.

    ResponderExcluir