sábado, 19 de dezembro de 2009

Copenhague-o final...


COP15 aprova acordo difícil graças a um ardil diplomático

Um acordo negociado pelos ricos e emergentes do planeta para lutar contra a mudança climática e impugnada por um núcleo de países radicais foi obtido neste sábado após horas de tensos debates e graças a um ardil diplomático que permitiu superar os obstáculos que impediam a adoção de um texto de consenso.
O acordo final costurado de última hora pelos líderes mundiais foi considerado o "pior da história", segundo o delegado do Sudão, Lumumba Stanislas Dia-Ping, cujo país preside o G77, que reúne os 130 países em desenvolvimento.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no entanto, qualificou o compromisso de significativo, embora insuficiente. "Não é suficiente para combater a ameaça da mudança climática, mas é um primeiro passo importante", declarou ele antes de deixar Copenhague.(Revista Veja-19-12-09)

Como se vê, nenhuma novidade no COP15.
Há 40 anos existem reuniões , pelo menos 4, com líderes mundiais.E sempre, 'acordos políticos' visando o crescimento e a supremacia financeira dos mais ricos.nada de prático e urgente, como deveria ser.
'O Planeta é maravilhoso!' Ele mesmo vai evoluir, dando a resposta necessária, como sempre fez.A Natureza é sábia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário