domingo, 8 de novembro de 2009

Tartarugas-verdes morrendo com LIXO!


Duas das sete tartarugas-verdes que foram encontradas na semana passada na praia do Cassino, em Rio Grande (RS), foram devolvidas ao mar na tarde desta quinta-feira (5) pela equipe do Núcleo de Estudos e Monitoramento Ambiental (Nema).Os animais foram tratados no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande. Como foram encontrados muito debilitados, cinco deles morreram. Segundo os veterinários e biólogos do centro, havia lixo dentro do aparelho digestivo das tartarugas.Segundo a coordenadora do Projeto Tartarugas Marinhas no litoral do Rio Grande do Sul do Nema, Danielle Monteiro, foi uma surpresa encontrar os animais vivos. “Encontramos muitas mortas”, disse.

Dos animais que foram soltos, o maior tinha 60 centímetros de comprimento e pesava cerca de 20 quilos. A tartaruga-verde vive até 100 anos, atinge 1,5 metros de comprimento e 250 quilos.
*(Com informações do jornal Zero Hora)

AS TARTARUGAS VERDES, VIERAM DA ÁFRICA, EM BUSCA DE COMIDA
QUE DEVERIA SER MAIS ABUNDANTE NESTA ÉPOCA. E ENCONTRARAM SUJEIRA , COMO SACOS PLÁSTICOS, ETC. OS QUAIS SÃO CONFUNDIDOS COM AS ALGAS, SEU ALIMENTO.
OS BIÓLOGOS DESCONFIARAM DA MORTE DE 110 TARTARUGAS NO LITORAL GAÚCHO, MUITAS NA PRAIA DO IMBÉ, E ABRINDO O ANIMAL DESCOBRIRAM O PORQUÊ.O AP. DIGESTIVO ESTAVA CHEIO DE PEDAÇOS DE LATAS, SACOS, ETC.JOGADOS NO MAR PELOS SERES HUMANOS.
COMO SEMPRE, A SUJEIRA CONTINUA, E FATALMENTE CHEGARÁ A HORA EM QUE O SER HUMANO SERÁ ATINGIDO, TALVEZ ASSIM COMECE A COLOCAR LIXO NO LIXO!

2 comentários:

  1. Comportamentos como esse, do descuido para com a natureza,teimam em subsistir , compondo uma triste paisagem, desenhada pelo ser dito inteligente.
    Sueli, este teu post, demonstra o quanto ainda é longa a caminhada para atingirmos uma consciencia ecológica viável ou satisfatória considerando todos os seres vivos.
    A criminalidade ambiental tem deixado um rastro enorme em estragos pelo País. Mas os educadores, assim como tu, continuam acreditando na possibilidade de reverter isso.
    Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  2. Ouvi um comentário , certa vez, já há tempos, talvez na rede de TV japonesa NHK: as costas do Hawaí é atingida diariamente por toneladas de lixo. Esse lixo viaja milhares de km, tendo sua origem no Japão,levado pelas correntes marinhas . Se um país com o grau de cultura e desenvolvimento trata dessa maneira o meio ambiente. O mar não está para peixe.

    ResponderExcluir