segunda-feira, 17 de agosto de 2009

João- de-Barro-um ' arquiteto equilibrado '...


João-de-barro (Furnarius rufus) encontra-se desde Minas Gerais e Mato Grosso até a Argentina, onde é conhecido como Hornero. Um outra espécie habita o norte do Brasil e é conhecida como maria-de-barro, oleiro e amassa-barro.

É admirável a habilidade com que esta ave constrói a sua casa nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés. No compartimento maior, forrado com musgo, cabelos e penas, a fêmea deposita de 3 a 4 ovos brancos, três vezes ao ano.
O joão-de-barro é pouco menor que um sabiá, porém mais delgado. Sua cor é cor de terra, com a garganta branca e a cauda avermelhada. É uma ave alegre que gosta de conviver com o homem. Vivem em casais e passam os dias a gritar em curiosos duetos.


MITO DA FLORESTA
O João de Barro é tido como passarinho trabalhador e inteligente. Seu canto parece uma gargalhada (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo) e é amigo de todos, lutando para salvar seu ninho, sua casa. Um dia, conta-se, brigou com Tapera (andorinha), que chegou a dominá-lo e despejou-o do ninho ainda em construção. A fêmea, conhecida como "Joaninha-de-barro" ou "Maria-de-Barro", ajuda na construção do ninho, mas parece não ser constante, abandonando o macho. O João-de-Barro é fiel até o fim e, por isso, quando percebe que a esposa mudou de amor, tapa a abertura da casa, fechando-a para sempre.



Uma poesia que encontrei e gostei:

Construtor

Quanta inveja me invade do joão-de-barro!
Como nenhum outro sujeito
constrói edifícios ao léu
mesmo que as tormentas
consumam seus prédios
eles retornam aos solos de aluvião
donde trabalham o novo barro
e produzem mansões no céu
O outro João
que nem de barro é
como nenhum outro sujeito
não sabe da vida produzir nada
pensa ser dono de tudo – só é água de enxurrada
não sabe do barro sequer
construir o ninho – mesmo de sapé
Como nenhum outro sujeito
mesmo que os sinos dobrem
no entardecer das seis
João-de-barro da lida não se separa
faz graça e namora e ampara
o ninho que será de três
no alvorecer das seis
Quem me dera João-de-barro ser!
Como nenhum outro sujeito
capaz de produzir a paz
mesmo a paz que vem de cada tormenta (e)
pudesse construir com os solos do aluvião
ninhos cozidos nos fornos do ser:
pássaro refratário – insubmisso – em cada alvorecer
Quanta inveja me invade de joão-de-barro não-ser!

Autor: J. Batista



RESOLVI POSTAR SOBRE ESTA AVE MARAVILHOSA, PORQUE ELA ENCANTA PELO SEU TRABALHO E SUA LUTA DIÁRIA DE SOBREVIVÊNCIA, SEM 'ATINGIR' O MEIO AMBIENTE. ELA CONSTRÓI SUA CASINHA, DANDO UMA LIÇÃO DE 'DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL', AO PASSO QUE O SER HUMANO, FAZ SUAS CASAS, PRÉDIOS, ETC...NUM CRESCIMENTO 'DESORDENADO', ATINGINDO O AMBIENTE, E CAUSANDO A SI MESMO MALES COMO ENCHENTES, DESABAMENTOS DE MORROS, ETC.

ALÉM DISSO, ACHEI 'CURIOSO' O NOSSO COMPOSITOR BRAGUINHA SER CHAMADO DE JOÃO- DE- BARRO. FIQUEI SABENDO, QUE ELE MESMO ESCOLHEU ESTE 'APELIDO', PORQUE ERA ESTUDANTE DE...ARQUITETURA!

MEU ALUNOS, SEMPRE ADORAVAM OBSERVAR E COMENTAR EM AULA SOBRE O 'ARQUITETO QUE SABE COMO FAZER'...INCRÍVEL, NÃO?

2 comentários:

  1. Icrível sim Su!
    Eu sempre admirei essa ave, e quando criança procurava sempre por onde passava alguma casinha construída por ela!
    Certa vez construiram numa árvore da escola onde eu estudava e ficamos verdadeiramente encantados com isso e trazíamos crianças de outras escolas pra ver...rsrs
    Faz tempo isso...hahaha
    A questão da fidelidade é outra coisa que sempre me encantou e abismou. Imagina trancar a coitadinha lá dentro da casa!!! Só pq ela queria dar uns pulinhos. kkk
    Adorei...=))

    ResponderExcluir
  2. Su, o que me chamou muita atenção, quando ainda criança, pois no poste de luz em frente a minha casa, esse pássaro construia sempre um novo ninho, chegando a parecer um tipo de condomíneo ou edifício.
    Esse fato curioso me levou a descobrir que eles não usam o mesmo ninho por duas estações seguidas.Fazem uma espécie de rodízio, e como as vezes não existe espaço suficiente para nova casa, fazem construções em cima das já existentes ou ao lado.

    ResponderExcluir