domingo, 2 de agosto de 2009

As 'incríveis árvores' de Socotra-Yemen

Socotra no Yemen é um pequeno arquipélogo formado por quatro ilhas no Oceano Índico, em frente à costa do Chifre da África, a 250 km ao Leste do cabo Guardafui e a uns 350 km ao Sudeste da costa do Yémen.O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, tem dado origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças.




Em biologia, botânica e zoologia chamam-se endemismos (do grego endemos, ou seja, indígena) a grupos de seres vivos que se desenvolveram numa região restrita.
Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas. Por exemplo, devido à deriva continental, as espécies do Yemen, Madagáscar ou da Austrália são exemplos flagrantes de continentes e regiões que possuem muitas espécies endêmicas.



A árvore flor do deserto pode alcançar até 11 metros de altura, sua floração é constante durante o ano todo.

O QUE EU TENHO A DIZER:
O que encanta a todos, é saber que em cada lugar deste nosso planeta, existem espécies de plantas e animais nativos, encantadores pelo visual ou não.
O importante é a PRESERVAÇÃO NECESSÁRIA PARA MANUTENÇÃO DA CADEIA ALIMENTAR.
E estas árvores, estão em extinção. Estas ilhas eram um paraíso. Mas em 1999, foi criado o 'Aeroporto'. Desde então, turistas têm ido para lá. Esperemos que mais uma vez , não só as árvores, mas AS ILHAS TODAS VIREM ENTULHO DE LIXO, ETC...

4 comentários:

  1. Agradeço a generosidade das tuas palavras e as visitas ao meu blog. Cada vez que voltar será sempre bem-vinda. A nossa luta é grande, exige guerreiras feito tu, fortes, voluntárias, mas também sensiveis. Porque só emociona quem está emocionado, só convence quem está convencido.
    Beijo

    James Pizarro

    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com
    www.professorpizarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda Su minha amiga! Adorei não somente as tuas montagens, como tb as suas palavras. E é verdade: como é fantástico este espetáculo chamado Natureza não???!!!!!
    O meu maior desejo é que a humanidade acorde, desperte para a benção que têm a sua disposição e que lhe mantém a vida!
    Mesmo tão maltratada pelo ser que se diz "humano", .. ainda é possível encontrar estas preciosidades espalhadas por este nosso mundo afora.
    Já viu a beleza da flor de lótus e em que condições ela vive?!..
    Pois é.

    Um grande beijo em seu coração minha amiga, bem aqui,
    direto do meu

    Lucy

    ResponderExcluir
  3. Que eu adoro vir aqui, já não é mais novidade!
    Encantada fico sempre com sua visão da natureza!
    E com seus cartões, é claro!
    Tão rara quanto essas árvores, é vc também, que tem a delicadeza e a sutileza de as trazer aqui dessa forma!

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Sueli!
    É uma lástima que essa beleza toda possa desaparecer. Fiquei aqui imaginando ao ler seu incrível post, nesse lugar hiper exótico de como a criatividade do CRIADOR DE TUDO é imensa e gigantesca. E de como a humanidade é cega, pequena e ganaciosa, colocando tudo isso em risco.
    Bjus

    ResponderExcluir