sábado, 30 de maio de 2009

Acúmulo de 'matérias'.Bom ou Ruim?

“Para que exista uma educação válida é necessário que se desenvolva o pensamento crítico e independente dos jovens, um desenvolvimento que é colocado em contínuo perigo pelo excesso de matérias. Tal excesso conduz necessariamente à superficialidade e a falta da verdadeira cultura.”
(Albert Einstein)

Este texto maravilhoso foi mandado por minha amiga Janete- Educadora.

Penso que ,se uma criança gosta 'mais ' de determinadas matérias, é urgentemente necessário que elas tenham mais incentivo, mais aulas, enfim, maior observação destes conteúdos, para que possa desenvolver e aprender mais e mais a respeito do que ela 'realmente' gosta.
É daí que saem os grandes talentos! E o mais importante: serão jovens preparados para o trabalho, fazendo MELHOR e com mais AMOR suas tarefas diárias.

2 comentários:

  1. Su, obrigada pelo carinho e por teres usado o que te enviei.
    Penso que precisamos de mais "professores empreendedores", li isso certa vez, num artigo, cuja autoria não recordo, mas concordo que temos que ultrapassar as barreiras...esquecer um pouco os conteúdos e despertar no aluno o interesse pelo mundo que o cerca e assim estaremos também descobrindo suas habilidades para educarmos com inteligência. O aluno que sente prazer ao aprender será um adulto realizado e preparado para o futuro.
    Ainda bem que os "Professores Empreendedores" estão se mostrando.

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  2. Eu concordo contigo (e com Einstein), que para educar verdadeiramente é necessário instigar, aguçar a curiosidade, mostrar que é possível aprender, apreendendo a realidade e tudo que ela pode proporcionar.
    A verdadeira aprendizagem ocorre quando o conhecimento é incorporado e passa a fazer parte do cotidiano da pessoa (que aprendeu)! E pra isso não se pode pensar em quantidade mas em qualidade apenas.
    Muitas matérias, não significam muita aprendizagem, e sim muita informação, o que está bem longe da educação em si, e mais perto da necessidade cada vez mais premente de seguir sem saber pra onde.

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