terça-feira, 7 de abril de 2009

Maré vermelha


O fenômeno conhecido como maré vermelha - causado pela excessiva proliferação de algas - se aproxima da praia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, segundo informações divulgadas pela agência Reuters nesta terça-feira. Diversas praias foram fechadas pelas autoridades devido à chegada destes microorganismos tóxicos, que têm um efeito devastador sobre plantas e animais marinhos.
A maré vermelha é composta por algas presentes em número suficiente (milhares ou milhões de células por milímetro) para produzir uma mudança de cor na água, que se torna vermelha ou marrom. A alta concentração desses microorganismos derivados do plâncton impede a passagem da luz solar e alguns deles liberam toxinas, provocando o envenenamento das águas.
Esse fenômeno tem se intensificado em todo o mundo,devido ao aquecimento global, e à cultura aqüífera.

Um comentário:

  1. O aquecimento global afeta a vida no nosso planetinha de diversas formas! Na minha recente viagem (Natal-RN) , fui com toda minha alegria visitar uma área de mergulho com piscinas naturais distante 7 km mar adentro, imaginando caminhar na areia . No último momento já a caminho, a guia disse: atualmente
    devido ao aquecimento a profundidade mínima é de 2 metros, anteriormente era possivel andar naquele local! É alarmante e triste!!!

    ResponderExcluir