segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Já viu um pinguim loiro?








O que é, o que é... um pontinho amarelo no meio do gelo? Poderia ser um yellowfante marinho, em seu habitat natural, mas no caso estamos falando de um “pinguim "loiro". Já viu algum? São animais muito raros na natureza, mas uma equipe de exploradores da National Geographic  conseguiu encontrar um exemplar, durante expedição à Antártida, em 2012.

O naturalista David Stephens, que fazia parte do grupo, fotografou o animal nas Ilhas Shetland do Sule, agora, a foto do pinguim "loiro" roda o mundo. Muitos acharam que a ave fosse albina, mas cientistas esclareceram à National Geographic que, na verdade, o pinguim tem isabelinismo. Trata-se de uma mutação genética que dilui a pigmentação nas penas dos pinguins e os deixa "loirinhos".

Achou o nome isabelinismo esquisito? Pois ele tem explicação: é uma homenagem à cor Isabella, uma cor cinzento-amarelada (parecida com a coloração dos pinguins que tem isabelinismo) muito usada pelos ingleses até o século XIX. Legal, né?

A parte triste é que, por serem raros na natureza, os pinguins "loiros" constantemente sofrem bullying das outras aves da espécie, que estranham sua aparência. Eles são campeões em ganhar bicadas, coitadinhos!

Outro problema é que esses pinguins ficam mais vulneráveis na natureza. É que as penas pretas nas costas não existem por acaso: elas ajudam essas aves a se camuflar de predadores e presas quando estão dentro da água. Felizmente, o pinguim "loiro" flagrado pelos exploradores da National Geographic parece superar todas as dificuldades e viver feliz.

 Veja no vídeo abaixo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário