Os estudantes do Curso Introdutório a Estudos Ambientais da
Universidade de Wisconsin – Campus Madison, receberam o conteúdo das aulas de
uma forma bem diferente. A professora no Instituto Nelson de Estudos
Ambientais, Cathy Middlecamp, em parceria com UW Mobile Learning
Incubator cirou um jogo para celular, em fase de testes, e 126 alunos
da classe de Estudos Ambientais exploraram os recursos, pelo Campus Madison.
Nomeado de “Sustainable U”, o jogo traz um visitante do
futuro, que mostra ao jogador um futuro sombrio para o Campus, a menos que haja
ação sobre os desafios ambientais. Durante o jogo devem ser encontrados os
sinais fixados nos prédios do Campus e digitalizar um código com o dispositivo
móvel, levantando as informações, vídeos ou jogos relacionados com resíduos,
energia, água ou transporte. Ao completar cada fase o jogador muda o “futuro”
do campus.
O designer do Sustainble U, David Gagnon, diz
que a intenção desse jogo é de abrir os olhos dos estudantes para que comecem a
ver coisas que antes podiam passar despercebidas. Usando a tecnologia para a
aprendizagem prática, “para ajudar os alunos a aprender tópicos de ciência
ambiental, eu queria utilizar as coisas que estavam aqui em nosso
campus”, explica a professora Middlecamp. O jogo traz os assuntos abstratos das
apostilas e aulas para algo concreto, como, por exemplo, a descrição das
instalações das cisternas utilizadas para o gerenciamento das águas pluviais do
Campus.
Para jogar, os estudantes precisam passear por todo o
Campus, “depois do jogo teste, todos os estudantes comentaram que tinham visto
algo de novo; uma característica de um lugar onde eles passam todos os dias ou
de um edifício que nunca tinham visitado”, diz Travis Blomberg, um aluno
formado no Instituto Nelson, colaborador do projeto.
Os alunos aprovaram a nova forma de aprendizagem. Ethan Mark
comenta “direcionar os estudantes com um aplicativo é um jeito ótimo de
apresentar o conteúdo da sala de aula de um modo diferente e que é familiar aos
universitários”, afinal, essa é uma geração que nasce em contato com essas
tecnologias.
Com o feedback do teste a ideia é aperfeiçoar e expandir o
jogo para um lançamento completo, disponível no próximo semestre para qualquer
um no Campus que possua dispositivo móvel.
Ótima ideia para ensinar sustentabilidade para a nova
geração, não é?
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