terça-feira, 29 de abril de 2014

Tartaruga-verde ganha novas nadadeiras








O nome desta tartaruga-verde não tem muito a ver com ela. Além de pertencer a uma espécie ameaçada de extinçãoHofesh (que significa “liberdade”, em hebreu) ficou presa a uma rede de pesca e machucou duas patas. O ferimento foi tão profundo que a equipe de resgate israelense doIsrael Sea Turtle Rescue and Rehabilitation Center* não teve escolha senão amputá-las. Mas, calma! Não fique triste ainda.

A solução veio rápido: o estudante de design industrial Shlomi Gez, de 30 anos, se sensibilizou e desenvolveu nadadeiras feitas de polipropileno – um plástico resistente e flexível – para a tartaruga. Agora, ela pode nadar sem se afogar.

Mas o macho de 40 kg ainda não pode ser solto no mar. Isso porque corre risco de se afogar, caso suas barbatanas se soltem.

Pensando na conservação da espécie, o centro de resgate de tartarugas marinhas arrumou um par para Hofesh: uma tartaruga-verde fêmea, chamada Tsurit, que perdeu a visão após se ferir em um barco de pesca. Ainda faltam quase dez anos para eles começarem a namorar para ter filhotinhos, mas eles terão bastante tempo para se conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário