quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O desperdício de alimentos

O mundo produz diariamente comida em quantidade suficiente para alimentar toda a população do planeta, no entanto a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo por não ter acesso a ela. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome da ONU, estima-se que existam hoje 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo.

O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no mundo e 25 mil pessoas morrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema. Em outro extremo também preocupante, existe no mundo mais de 1 bilhão de adultos com sobrepeso e 300 milhões com obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A obesidade é fator de risco para problemas cardiovasculares, de diabetes, hipertensão arterial e certos tipos de câncer. Além do agravante do sedentarismo, crianças, adolescentes e adultos são bombardeados por propagandas de alimentos pouco nutritivos e com excesso de açúcar, sal, calorias, gorduras saturadas (sobretudo de origem animal) e gorduras trans. Índices nacionais de consumo alimentar (IBGE) apontam uma elevada ingestão de açúcar, gordura e sal pela população, além de um baixo consumo de frutas, legumes e hortaliças. A obesidade vem crescendo mais rapidamente na faixa mais pobre da população.

 Numa ação realizada em Porto Alegre,em outubro, foram retirados os pratos tradicionais de um Restaurante, e trocados por outros menores.Vejam ( no vídeo) que ideia interessante! Poderíamos pensar em outras maneiras que diminuam o desperdício dos alimentos, que deve começar em nossas casas.


 

Um comentário:

  1. Almada, conteúdo super importante nessa sua postagem.

    Agora, fala sério, esse prato econômico é uma excelente ideia.
    Aqui em casa, graças a Deus é raro jogarmos alimento fora, sempre prefiro que se repita do que colocar demais e depois não aguentar comer.

    Parabéns por sempre estar enriquecendo meus conhecimentos.

    Beijão almada.

    ResponderExcluir