quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Coltan-o ouro cinza

Coltan é um mistura de dois minerais: columbita e tantalita. Da columbita se extrai o nióbio e da tantalita, o tântalo. Este último é um metal de alta resistência térmica, eletro-magnética e corrosiva e por tais capacidades seu uso é muito difundido na composição de pequenos capacitores utilizados na maioria dos eletrônicos portáteis (celulares, notebooks, computadores automotivos de bordo). O nióbio é semelhante ao tântalo além do potencial como hipercondutor. Ambos metais foram e continuam sendo fundamentais para o avanço tecnológico da comunicação portátil.
Os maiores produtores mundiais são a Austrália, Brasil, Canadá e alguns países Africanos como a República do Congo , Ruanda e Etiópia. Este ranking é baseado nas estatísticas da mineração legal. Mas a realidade é que 80% das reservas naturais do planeta estão na África e, estes 80%,noCongo. 

Isto levou ao desenvolvimento de uma mineração de coltan ilegal enorme, literalmente, saqueando o solo congolês. Em seguida, o minério é traficado através do mercado negro a um número de comerciantes e corretores para alcançar a empresas multinacionais gigantes que fabricam nossos computadores, videogames e telefones celulares. Esta "febre" tem um cenário geopolítico, que está relacionado com a ocupação de um vasto território da República Democrática do Congo pelos exércitos e guerrilheiros de Ruanda e de Uganda. Esta "atroz guerra de coltan "prospera em conflitos étnicos e econômicos, tais como a propriedade do mineral "estratégico". Estima-se que já custou mais de 5 milhões de vidas.
As outras vítimas deste sangrento "coltan" são os animais selvagens da região.. Uma verdadeira catástrofe ecológica ocorre que deixou danos irreparáveis ao ecossistema. Milhares de elefantes e gorilas são mortos para alimentar os mineiros. Este horror só tende a aumentar, causando o empobrecimento africano , mortes, trabalho escravo e infantil, e o prejuízo enorme ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário