terça-feira, 23 de agosto de 2011

A sumaúma



Característica da região amazônica, principalmente das áreas inundáveis, atingindo de 30 a 40 m de altura. Apresenta raízes tabulares também, que ajudam na sustentação do vegetal e que podem atingir até 5 m de altura. Raízes como estas são usadas pelos índios na comunicação pela floresta, o que é feito mediante batidas em tais estruturas.

Seu fruto possui uma fibra sedosa (paina) que se assemelha ao algodão. Ela envolve as sementes e é usada na fabricação de coletes salva-vidas e colchões. A casca da árvore é utilizada para fazer canoas . A frutificação ocorre em outubro.
Acontece que, a sumaúma é conhecida pelos povos da floresta, como a árvore da vida.

Quando alguém se perde na floresta, faz da base de seu tronco a morada dos pernoites, porque de cima não cairá nenhum ouriço na cabeça, e porque suas grossas sapopembas (nome dado às raízes tabulares) servem como paredes.

As próprias sapopembas, (raízes tabulares)são usadas como tambores. Batendo-se nela fortemente, produz um ruído ouvido a quilômetros. Segundo índios e ribeirinhos, a seiva da sumaúma é utilizada fartamente no tratamento de doenças dos olhos e uma espécie de algodão produzido por ela, junto com suas sementes ,também é usada para produzir almofadas no interior do estado. Além disso, a sumaúma é não apenas a árvore mais alta da Amazônia, como com certeza, uma das mais belas por causa de seu tronco retilíneo, seu porte nobre no meio da floresta, e sua folhagem verde, muitas vezes parecendo um telhado da natureza.

Um comentário:

  1. nossa, essa árvore é apoteótica!! que interessante, o fruto é um algodão. Por isso que gosto tanto de vir aqui, a natureza é mesmo intrigante professora. Aprendi mais essa!

    ResponderExcluir