quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A borboleta monarca



A maioria dos insetos hiberna no inverno, mas algumas poucas espécies migram - e nenhuma delas de maneira mais espetacular que as borboletas monarcas. Com a aproximação do outono, as borboletas começam a se aglomerar em seus lares de verão em todo o território da América do Norte. Elas partem rumo ao sul para seus locais de paradeiro de inverno no México, uma jornada de mais de 1,6 mil quilômetros. Na primavera, voltam para casa.
A migração anual das monarcas não é só bela, mas também fascinante e misteriosa. A migração dura mais do que a vida média de uma borboleta monarca. As monarcas que fazem o percurso desaceleram seu metabolismo de maneira a sobreviver por tempo suficiente. Isso significa que uma borboleta monarca jamais fará a viagem duas vezes. De fato, duas ou três gerações de monarcas se sucederão antes que um novo grupo migre. Mas os descendentes de cada monarca seguem o mesmo percurso da migração de sua ancestral e, ocasionalmente, pousam nas mesmas árvores que ancestrais distantes. Ninguém sabe ao certo como encontram o caminho, ainda que possam estar utilizando o sol, referências visuais ou o faro .

fonte: Washington NatureMapping Program.

3 comentários:

  1. Incrivel essa aula...e o fato delas encontrarem o caminho por instinto, nossa. Showww Suu!!!!

    ResponderExcluir
  2. O post sobre as borboletas monarcas é maravilhoso, Su...Sabes o quanto elas me encantam e fascinam...aprender sobre elas é um prazer. São tão frageis e ao mesmo tempo tão fortes a ponto de suportarem voos tão longos.
    Obrigada.
    Bjus Janete

    ResponderExcluir
  3. Que bacana isso Su!!! Realmente, seres que nos parecem tão frágeis, mas dotadas de um instinto reverenciavel... Amei!!!!
    BjOo no coração!!!

    ResponderExcluir